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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/769
Title: | Ações educacionais em Programa HiperDia: percepção de enfermeiros em unidades básicas de estratégia de saúde da família em um município do agreste Pernambucano |
Authors: | MOURA, Micheline Xavier de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Issue Date: | 2016 |
Abstract: | RESUMO Introdução: A hipertensão arterial (HA) e o diabetes mellitus (DM) constituem-se em um sério problema de saúde pública no Brasil, principalmente devido a sua alta prevalência e o elevado impacto da morbimortalidade na população brasileira, de forma que as ações de educação em saúde realizadas pelo enfermeiro nas Unidades de Saúde da Família (ESF) são fundamentais para o controle dessas enfermidades. Objetivo: Descrever como são realizadas as ações educativas junto aos pacientes hipertensos e diabéticos atendidos pelo Programa HiperDia. Método: Pesquisa qualitativa, realizada durante os meses de março e abril de 2016, nas ESF do município em estudo, cujos resultados foram avaliados através da análise dos conteúdos de Bardin. Participaram do estudo 11 (onze) enfermeiras das unidades de saúde em estudo e os dados foram coletados a partir de entrevista previamente estruturada, realizada após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisada FPS, por meio do parecer CAAE nº 53252016.6.0000.5569. Resultados: A análise de conteúdos permitiu identificar 6 (seis) categorias: educação em saúde e sua relação com as práticas da enfermagem, onde se percebe que a educação em saúde faz parte das relações estabelecidas entre as entrevistadas e os usuários, cujas ações refletem uma forte influência da prática pedagógica visando a prevenção; ações desenvolvidas pela gestão em saúde na capacitação dos profissionais de enfermagem, diante da qual se constata o cuidado da gestão em saúde para com a formação continuada de seus profissionais, principalmente os que atuam junto aos usuários do HiperDia; os pontos facilitadores das ações educativas na adesão ao tratamento medicamentoso e modificação dos hábitos de vida, diante dos quais verifica-se que a educação em saúde trouxe valiosos ganhos aos diabéticos e hipertensos atendidos nas USF do município, através de uma maior conscientização sobre a doença e a necessidade de mudança de hábitos de vida e alimentares, por causa do uso de facilitadores como mutirões de busca ativa, apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), dos grupos HiperDia, dentre outros; as dificuldades e barreiras vivenciadas pela enfermagem para promover a adesão ao tratamento medicamentoso e na modificação dos hábitos de vida pelos pacientes, em que se observa que são muitos os obstáculos a serem vencidos para que a adesão ao tratamento dos usuários hipertensos e diabéticos se dê de forma ativa, que vão desde de questões culturais e desconhecimento acerca de suas enfermidades, e englobam questões sociais, econômicas, educacionais e de acessibilidade; atividades educativas e mecanismos didáticos utilizados pelas enfermeiras junto aos usuários do HiperDia, onde a orientação acerca da enfermidade e da necessidade de adesão ao tratamento e da mudança de hábitos por parte dos usuários, bem como a realização de palestras e rodas de conversas, que possibilitam a troca de experiências entre os usuários; e, por fim, a importância das ações educativas no combate às dificuldades de adesão ao tratamento e de mudança de hábitos, cujos resultados apontam que as ações educativas são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos usuários atendidos da ESF e para a adesão dos mesmos ao tratamento. Conclusão: As ações educativas realizadas pelas enfermeiras das ESF em estudo apesar de contribuírem para a melhoria da qualidade de vida e para a adesão ao tratamento dos usuários hipertensos e diabéticos acompanhados pelo HiperDia, ainda ocorrem de forma restrita e com grande influência das práticas educativas tradicionais. Contudo, identifica-se positivamente o enfoque na prevenção de doenças por meio de abandono dos velhos hábitos e do fortalecimento da mudança de comportamento. Palavras-Chave: Educação em saúde. Enfermagem. Atenção primária em saúde. HiperDia. |
Description: | Dissertação apresentada em cumprimento as exigências para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/769 |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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