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dc.contributor.authorGARCIA, Flávia Rezende-
dc.date.accessioned2022-08-16T18:48:49Z-
dc.date.available2022-08-16T18:48:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/757-
dc.descriptionDissertação apresentada a Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O Teste de Progresso é uma ferramenta de avaliação da aprendizagem que tem o intuito de avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso. Esse teste faz parte do projeto pedagógico do curso de graduação em Psicologia e é utilizado desde sua implantação na Faculdade Pernambucana de Saude - FPS. Objetivo: Analisar na perspectiva do estudante, sobre a definição do Teste de Progresso, seu conhecimento e suas contribuições enquanto ferramenta no processo de aprendizagem em uma Faculdade de Saúde no Nordeste do Brasil. Método: Trata-se de um estudo observacional do tipo série de casos, realizado no período de novembro de 2015 a agosto de 2016 com estudantes do curso de Psicologia do segundo ao oitavo período de uma instituição privada da cidade de Recife- PE. Como procedimento para levantamento das informações foi aplicado um questionário semi-estruturado com questões que envolvem a aplicabilidade do Teste de Progresso no curso de graduação de Psicologia, cujas respostas foram quantificadas e apresentadas na forma de tabelas. Resultados: Participaram do estudo 37 estudantes, dos quais 30 eram do sexo feminino, com idade entre 18 e 25 anos. A maioria dos participantes está fazendo a graduação pela primeira vez. No que se refere ao Teste de Progresso, a maioria dos estudantes já havia participado pelo menos uma vez. No que se refere a escolha pelo curso de Psicologia 32,4% assinalou ter identificação com o mesmo. Dentro da população estudada, 91,8% dos estudantes concordam que é importante ter o conhecimento sobre a avaliação da aprendizagem durante o curso; todos os participantes conhecem o Teste de Progresso; de acordo com os estudantes 43,2% acredita que o instrumento colabora para a evolução acadêmica e para o aprendizado. Um total de 37,8% respondeu que o Teste de Progresso funciona como mediador do conhecimento. Em relação aos resultados positivos que o Teste 9 promove para o curso de Psicologia, 29,7% assinala contribuir para a formação do estudante à medida que proporciona feedback dos conhecimentos adquiridos. Conclusão: os resultados da pesquisa permitem verificar que, na perspectiva do estudante, o Teste de Progresso funciona como uma importante ferramenta de aprendizagem, pois através do feedback acerca dos níveis do conhecimento adquirido o estudante tem a possibilidade de se tornar crítico e reflexivo no que se refere ao desenvolvimento do seu processo de formação acadêmico. O presente estudo demanda de mais pesquisas sobre esta temática, inclusive com um número maior de participantes e em outros cursos de graduação. Palavras chave: Aprendizagem; Avaliação; Estudante; Psicologia; Teste Progresso.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleTeste de progresso como ferramenta de aprendizagem na perspectiva do estudante de psicologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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