Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/756
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | ANDRADE, Felipe César Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T18:04:16Z | - |
dc.date.available | 2022-08-16T18:04:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/756 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: A aprendizagem significativa é um dos objetivos no ensino da Neurologia. Por outro lado, o conteúdo em Neurologia é complexo e existem deficiências no método de ensino. Estas deficiências proporcionam nos estudantes a neurofobia. A Team-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) é uma das estratégias utilizadas para desenvolver a aprendizagem significativa e prevenir a neurofobia. Objetivo: Desenvolver um curso de Semiologia da coordenação e equilíbrio com método ABE. Método: Validação do conteúdo de um curso em Semiologia da coordenação e equilíbrio através da técnica Delphi. Foram convidados especialistas independentes, como neurologistas, educadores, gestores de cursos na área de Saúde e professor de Língua Portuguesa. Eles opinaram sobre cada questão e enunciado utilizado no curso, quanto a sua adequação aos objetivos de aprendizagem e ao método ABE. Em fase posterior, ocorreu a validação semântica dos testes escritos e questionários. Estudantes de Medicina do segundo ano da Faculdade Pernambucana de Saúde foram apresentados ao material do curso e opinaram sobre sua clareza. Os testes e questionários do curso foram reformulados, conforme o consenso dos especialistas. Resultados: Participaram nove especialistas e seis estudantes de Medicina. Eles registraram observações e recomendaram alterações no formato das questões de múltipla escolha, nos objetivos de aprendizagem e nos enunciados do questionário final de avaliação. Discussão: Este estudo demonstrou o uso da técnica Delphi para validação de conteúdo. Apresentou as dificuldades para adaptar o conteúdo ao formato ABE. Houve limitações porque alguns especialistas não eram neurologistas e os estudantes não vivenciaram a ABE anteriormente. Conclusão: Foi possível elaborar e validar o conteúdo de um curso de Semiologia com método ABE através da técnica Delphi. São necessários mais estudos na aplicação do curso para análise estatística da performance dos estudantes. Os benefícios com o método ABE deverão ser estudados futuramente. Palavras-chave: aprendizagem; aprendizagem baseada em problemas; comportamento cooperativo; neurologia; estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Comportamento cooperativo | pt_BR |
dc.subject | Neurologia | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Validação de curso em semiologia neurológica com método aprendizagem baseada em equipes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
felipe césar - pós.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.