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Title: Incontinência urinária no âmbito da atenção primária em saúde: desenvolvimento de material didático-instrucional
Authors: LYRA, Natália Cavalcanti de Araújo
LORENA, Suélem Barros de
SILVA JUNIOR, José Roberto da
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Incontinência urinária
Fisioterapia
Atenção primária à saúde
Material didático
Educação em saúde
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, que causa limitações sociais, gera uma demanda financeira e prejudica a vida social do indivíduo. O fisioterapeuta é o profissional habilitado para rastreio e cuidados voltados à incontinência urinária e, no contexto da Atenção Primária em Saúde, deve promover resolutividade a essa disfunção urinária. Objetivo: Investigar o nível de conhecimentos, atitudes e práticas dos fisioterapeutas da atenção primária em saúde sobre a incontinência urinária para desenvolver um guia prático, panfleto e vídeo educacional voltado ao manejo da fisioterapia na incontinência urinária no cuidado em saúde. Métodos: Trata-se de um estudo para o desenvolvimento de material educativo, realizado de agosto de 2020 a fevereiro 2022. A primeira etapa é um estudo qualitativo, no qual foi realizada entrevista semi-estruturada para investigar o nível de conhecimento, atitude e prática dos fisioterapeutas, acerca da incontinência urinária. Participaram seis fisioterapeutas, de municípios da V Região de Saúde de Pernambuco. A análise das entrevistas aconteceu através da técnica de Minayo. A segunda etapa consistiu de elaboração, validação de conteúdo e semântica dos produtos educacionais. Para validação de conteúdo foi realizado um grupo focal via remota. Participaram cinco juízes que atenderam aos critérios de Ferhring, para estratificar as opiniões foi calculado o Índice de validade de conteúdo e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário que continha tópicos sobre aparência, abrangência, pertinência, clareza dos itens e concordância entre eles. Da validação semântica, participaram dez fisioterapeutas alocados na Atenção Primária em Saúde, os dados foram coletados por meio de questionário, elaborado no Google Forms e enviado via WhatsApp. Para análise dos dados foi utilizada o método Índice de Validade de Conteúdo e análise das sugestões. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde sob parecer nº 4.827.953. Resultados: Esta dissertação resultou em dois produtos. Um artigo cientifico intitulado: Conhecimento, atitude e prática do manejo da incontinência urinária no âmbito da atenção primária de saúde e dois produtos técnicos composto por um guia prático para manejo da incontinência urinária no âmbito da Atenção Primária em Saúde, voltado para fisioterapeutas; vídeo educacional, voltado para a população. Conclusão: Há uma visível lacuna no entendimento dos sintomas da incontinência urinária e consequente dificuldade de abordagem da disfunção no âmbito da Atenção Primária em Saúde pelos fisioterapeutas. Entretanto, os materiais educativos elaborados se apresentaram como um instrumento eficaz na explanação da temática, bem como foi sinalizado como um acessório facilitador na aproximação da incontinência urinária à rotina da Atenção Primária em Saúde. Palavras-Chave: incontinência urinária, fisioterapia, atenção primária à saúde, material didático, educação em saúde.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre no Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/753
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