Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/746
Title: | Metodologias ativas em ensino de Residência Médica |
Authors: | OLIVEIR A JÚNIOR, Osman Lucena Félix de COSTA, Juliana Monteiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Keywords: | Educação médica Aprendizagem ativa Residência médica |
Issue Date: | 2022 |
Abstract: | A educação médica brasileira reflete as mudanças nos contextos históricos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, passando por inúmeros modelos de ensino que ditavam as bases metodológicas do ensino. Ainda bastante vigente, podemos encontrar o modelo de ensino estruturado a partir do modelo norte americano de Abraham Flexner, publicado pelo relatório de Flexner no século XIX. Tal modelo baseia-se em moldes educacionais com base individualista, biologicista, hospitalocêntrico, com ensino voltado a disciplinas isoladas e que possuem uma visão exclusivamente anatomoclínica dos pacientes. Tais características interferem no processo de aprendizagem, uma vez que não levam o estudante a imergir e entender os determinantes sociais envolvidos no processo patológico. A globalização, a facilidade no acesso a informações, uso de tecnologias, necessidades do mercado de trabalho e a criação do SUS contribuíram para quebrar esse paradigma Flexneriano e a adoção de métodos ativos de ensino centradas no estudante tendo o professor como facilitador nesse processo. As metodologias ativas de ensino possibilitam integrar os aspectos socioculturais, humanísticos e biológicos e formar profissionais críticos, reflexivos, éticos e hábeis estando aptos a atuar em promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Dessa forma, este guia tem como objetivo instruir preceptores e estudantes médicos sobre o uso de metodologias ativas durante a residência médica, esperando contribuir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na formação de futuros profissionais. |
Description: | Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/746 |
ISBN: | 978-65-84502-53-6 |
Appears in Collections: | Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guia de metodologias - Osman.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.