Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/746
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIR A JÚNIOR, Osman Lucena Félix de | - |
dc.contributor.author | COSTA, Juliana Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T17:39:05Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T17:39:05Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-84502-53-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/746 | - |
dc.description | Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação médica brasileira reflete as mudanças nos contextos históricos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, passando por inúmeros modelos de ensino que ditavam as bases metodológicas do ensino. Ainda bastante vigente, podemos encontrar o modelo de ensino estruturado a partir do modelo norte americano de Abraham Flexner, publicado pelo relatório de Flexner no século XIX. Tal modelo baseia-se em moldes educacionais com base individualista, biologicista, hospitalocêntrico, com ensino voltado a disciplinas isoladas e que possuem uma visão exclusivamente anatomoclínica dos pacientes. Tais características interferem no processo de aprendizagem, uma vez que não levam o estudante a imergir e entender os determinantes sociais envolvidos no processo patológico. A globalização, a facilidade no acesso a informações, uso de tecnologias, necessidades do mercado de trabalho e a criação do SUS contribuíram para quebrar esse paradigma Flexneriano e a adoção de métodos ativos de ensino centradas no estudante tendo o professor como facilitador nesse processo. As metodologias ativas de ensino possibilitam integrar os aspectos socioculturais, humanísticos e biológicos e formar profissionais críticos, reflexivos, éticos e hábeis estando aptos a atuar em promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Dessa forma, este guia tem como objetivo instruir preceptores e estudantes médicos sobre o uso de metodologias ativas durante a residência médica, esperando contribuir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na formação de futuros profissionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Residência médica | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas em ensino de Residência Médica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guia de metodologias - Osman.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.