Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/745
Title: Relatório técnico: percepção de médicos residentes em ginecologia e obstetrícia sobre a metodologia de ensino na preceptoria
Authors: OLIVEIRA JÚNIOR, Osman Lucena Félix de
COSTA, Juliana Monteiro
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação médica
Aprendizagem ativa
Residência médica
Issue Date: 2022
Abstract: O produto técnico tem como objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da análise da utilização de metodologias de ensino na formação acadêmica a partir da perspectiva dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia, em um serviço do Programa Nacional de Residência Médica desenvolvido na cidade de Campina Grande – PB. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa com os médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia do Programa Nacional de Residência Médica desenvolvido na cidade de Campina Grande-PB, vinculados à Universidade Federal de Campina Grande e a Secretaria Municipal de Saúde, composto por um grupo de residentes do primeiro (R1), segundo (R2) e terceiro (R3) ano. O programa de residência conta com 6 residentes do primeiro, segundo e terceiro ano, onde todos foram convidados a participar da pesquisa, sendo a amostra final determinada pelo objeto do estudo. O número de participantes da pesquisa foi definido pelo critério de saturação, quando as informações começam a se repetir, evidenciando a finalização da coleta de dados(15). O estudo aconteceu entre os meses de março de 2021 a fevereiro de 2022 sendo o período da coleta entre os meses de junho de 2021 a agosto de 2021. Como critérios de seleção, foram incluídos residentes de ambos os sexos em ginecologia e obstetrícia vinculados ao Programa Nacional de Residência Médica da UFCG que estivessem no primeiro, segundo e terceiros anos; e excluídos residentes afastados da residência por motivo de saúde e/ou licença gestação, férias, ou residentes de outros serviços que estivessem realizando rodízio optativo na instituição durante o período da coleta de dados.
Description: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/745
ISBN: 978-65-84502-52-09
Appears in Collections:Relatório de Pesquisa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório técnico - Osman.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.