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dc.contributor.authorCABRAL, Ana Maria Barbosa-
dc.date.accessioned2022-07-05T12:52:02Z-
dc.date.available2022-07-05T12:52:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/742-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPSpt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Durante muitos anos o foco dos pesquisadores em educação foram os estudos sobre a avaliação de conhecimentos e habilidades dos estudantes. A partir da década de 90 houve um crescente interesse no comportamento profissional, quando o American Board of Internal Medicine (ABIM), desenvolveu projeto relacionado ao profissionalismo, definindo como seus elementos integrantes: responsabilidades, deveres, altruísmo, excelência, honra, integridade e respeito. A relevância dessa temática é crescente, sendo adotada como uma das competências gerais e um dos requisitos para certificação na residência médica pela Conselho Americano de Regulamentação de Educação Médica para Graduados (Accreditation Council on Graduate Medical Education – ACGME). No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Graduação da área de Saúde preconizam uma formação profissional com perfil generalista, crítico e reflexivo. Para atender a esses requisitos, as escolas médicas devem incluir em seus programas a avaliação de atitudes e comportamentos dos estudantes. Objetivo: Realizar a validação de conteúdo para um instrumento de avaliação de atitudes de profissionalismo em estudantes de medicina. Método: Estudo de validação de conteúdo utilizando-se o método Delphi. Participaram estudantes de medicina e preceptores do estágio curricular. A identificação dos conteúdos a serem julgados foi baseado em revisão da literatura em bases de dados, originando um questionário em escala Likert de 5 pontos .O questionário foi estruturado com os itens destribuidos nas 5 dimensões de profissionalismo definidas pela ABIM. Os respondentes opinaram sobre a relevância dos itens para compor um instrumento de avaliação de profissionalismo, havendo possibilidade para sugetões de conteúdos. Para a análise foi considerado como critério de consenso o Ranking Médio (RM) ≥ 4,0 e realizada comparação das respostas entre os estudantes do primeiro e último ano do curso através do teste de qui-quadrado e teste exato de Fisher. Resultados: Inicialmente 54 itens foram agrupados em cinco dimensões: Responsabilidade e deveres, Altruísmo, Excelência, Honra e integridade, e Respeito, conforme a taxonomia de profissionalismo da ABIM. Na etapa seguinte 162 respondentes analisaram a relevância dos itens, caracterizando uma adesão de 45,6%. De acordo com o critério de consenso utilizado (RM ≥ 4,0), houve concordância da maioria dos itens quanto à relevância, com escores que variaram entre 4,16 ±1,04 e 4,90 ± 0,30. Cinco itens não atingiram o critério de consenso. Quando comparada a opinião dos estudantes observou se que houve pequena diferença entre a opinião dos estudantes do primeiro ano com aqueles do último ano do curso. A lista de conteúdos resultou em 49 itens para compor um instrumento de avaliação. O grau de consistência interna das medidas, através do alfa de Cronbach foi de 0,92. Conclusão: O presente estudo resultou numa relação de conteúdos de atitudes de profissionalismo com 49 itens para compor um instrumento de avaliação. Os achados mostraram que os itens obtiveram alta concordância entre os respondentes sobre o tema profissionalismo médico e se configuram nos passos iniciais para a construção de um instrumento de avaliação do profissionalismo, que representa um grande desafio na formação médica. Palavras-chave: Atitude. Profissionalismo. Avaliação educacional. Educação médica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtitudept_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleValidação de conteúdo para um instrumento de avaliação de atitudes de profissionalismo em estudantes de medicinapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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