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Title: Elaboração e validação de conteúdos sobre fisioterapia ocular para matriz curricular do curso de graduação em fisioterapia
Authors: NASCIMENTO, Thaynara de Oliveira
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Fisioterapia
Matriz curricular de fisioterapia
Fisioterapia ocular
Fisioterapia oftálmica
Exercícios oculares
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: Regulamentado em 1969, o curso de fisioterapia vem crescendo com o passar dos anos. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002, define-se o perfil do estudante/egresso em fisioterapia com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Trazendo para o âmbito da fisioterapia ocular, espera-se que o profissional seja capaz de identificar o paciente com sinais e sintomas de disfunção ocular, avaliar o paciente corretamente e a executar de métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. Objetivo: Elaborar e validar os conteúdos para a matriz de conteúdo para o curso de graduação em fisioterapia com inserção da temática fisioterapia ocular. Método: Trata-se de um estudo metodológico de construção e validação de conteúdos relacionados à fisioterapia ocular para serem inseridos na matriz curricular nos cursos de graduação em fisioterapia. A primeira etapa desse estudo consistiu na revisão de literatura do conteúdo temático com base em uma investigação teórica. Foram utilizados os termos “Fisioterapia Ocular”, “Matriz curricular de Fisioterapia”, “Fisioterapia Oftálmica”, “Exercícios oculares” e “Fisioterapia” para busca de conteúdos (artigos, revisões, entrevistas, resenhas, materiais didáticos), nas bases de dados, entre elas: Pubmed, SciELO, Periódicos CAPES e Education Research Complete. Finalizada a seleção dos conteúdos, foi elaborado um instrumento, tipo questionário para perfil dos participantes dividido em duas seções. A seção 1, contendo perguntas estruturadas sobre as características acadêmicas e profissionais dos participantes; e a seção 2, com dezesseis conteúdos e dois sobre avaliação e tratamento relacionados à Fisioterapia Ocular. Dos participantes convidados, 66 responderam o questionário, sendo esta então a população total do estudo. O estudo foi desenvolvido entre janeiro de 2021 a dezembro de 2021. O estudo foi enviado e aprovado pelo CEP, com o CAE 45832721.2.0000.5569. Resultados: A concordância dos experts sobre a relevância dos itens foi validada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Como critério de aceitação, foi estabelecida uma concordância ≥ 0,80 para o Índice de Validade de Conteúdo para a avaliação de cada item e a avaliação geral do instrumento. Foram divididos em três produtos, uma matriz de conteúdo em fisioterapia ocular para o ensino na graduação de fisioterapia, um artigo científico e um relatório técnico. A matriz de conteúdo com a temática em Fisioterapia Ocular, foi submetida a experts especialistas para processo de validação de conteúdo. Quanto ao artigo científico, o manuscrito foi elaborado conforme as regras da revista “Interface” que possui Qualis CAPES para Ensino A1. O relatório técnico será destinado à Associação Brasileira de ensino em Fisioterapia, com o intuito de incluir esta matriz validada dentro do currículo de graduação em fisioterapia. Conclusão: O resultado desse estudo serve como base para a elaboração e implementação de conteúdos nos cursos de graduação em fisioterapia, com o objetivo de contribuir para a formação dos fisioterapeutas ainda em sua graduação, para que se tornem profissionais com pensamentos críticos e reflexivos acerca de tudo que compreende a fisioterapia ocular. Palavras-Chave: Fisioterapia; Matriz Curricular de Fisioterapia; Fisioterapia Ocular, Fisioterapia Oftálmica e Exercícios Oculares.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/710
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