Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/707
Title: | Avaliação do profissionalismo interprofissional (API) |
Authors: | MENDONÇA, Patrícia Travassos Karam de Arruda SOUZA, Edvaldo da Silva Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Keywords: | Educação interprofissional Profissionalismo Tradução |
Issue Date: | 2022 |
Abstract: | Este instrumento é a versão traduzida para o português e adaptada transculturalmente do Interprofessional Professionalism Assessment (IPA), originalmente desenvolvida em língua inglesa, em 2018, por Jody Frost et al. Foi o produto técnico gerado pela dissertação do Mestrado em Educação para o Ensino na Área da Saúde, intitulada: “Tradução, Adaptação Transcultural e Validação de Escala de Avaliação do Profissionalismo Interprofissional.” Propósito: Avaliar comportamentos relacionados ao trabalho colaborativo, com foco no profissionalismo, entre estudantes e profissionais da área da saúde. Aplicação: O API pode ser utilizado por estudantes ou profissionais da saúde para avaliarem a si mesmos ou uns aos outros. Os comportamentos e atitudes focados na escala são observáveis e mensuráveis durante a prática clínica, e têm a capacidade de gerar reflexão sobre como o trabalho colaborativo e a comunicação efetiva podem impactar positivamente na qualidade dos serviços de saúde e no cuidado centrado na pessoa. Composição: A escala é composta por vinte e seis itens, distribuídos entre seis domínios: comunicação, respeito, excelência, altruísmo/cuidado, ética e responsabilidade. Escala de classificação: As possíveis respostas são dadas em escala de Likert, conforme descrito abaixo: DT = Discordo Totalmente D = Discordo N = Neutro C = Concordo CT = Concordo Totalmente N/A = Não houve oportunidade para avaliar neste ambiente Orientações: Utilizando a escala de classificação acima, o estudante ou profissional de saúde deve expressar seu nível de concordância em relação a cada um dos vinte e seis itens do instrumento, levando em consideração as suas opiniões, impressões e observações dos comportamentos no contexto do cenário de prática. |
Description: | Produto técnico da dissertação do Mestrado em Educação para o Ensino na Área da Saúde, intitulada: tradução, adaptação transcultural e validação de escala de avaliação do profissionalismo interprofissional. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/707 |
ISBN: | 978-65-84502-32-1 |
Appears in Collections: | Desenvolvimento de produto |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRODUTO TÉCNICO_Avaliação do profissionalismo interprofissional (API).pdf | 633.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.