Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/696
Título: Qualidade de vida dos idosos no pós-operatório de fraturas no quadril
Autor(es): GONÇALVES, Camila Carvalho Krause
BARROS, Clarissa Maria Dubeux Lopes
MELO, Mônica Cristina Batista de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Palavras-chave: Fraturas do fêmur
Cirurgia
Idoso
Qualidade de vida
Psicologia da saúde
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Cenário: fraturas no quadril do idoso tornaram-se um importante problema de saúde pública com o envelhecimento populacional, desenvolvendo resultados de forte impacto nos aspectos físicos, mentais e psicológicos da vida do idoso que influenciam na sua qualidade de vida. Em relação ao impacto biopsicossocial, pode-se destacar a perda da autonomia funcional decorrente do tratamento conservador com o longo tempo de imobilização no leito ou do tratamento cirúrgico com mudanças e limitações, temporárias ou duradouras, nas atividades de vida diária. Também se pode destacar a forma do enfrentamento e adaptação às mudanças corporais pós-fratura do fêmur proximal. Objetivo: avaliar a qualidade de vida de pacientes idosos no pós-operatório de fraturas do quadril atendidos em um hospital público de referência do município de Jaboatão dos Guararapes. Método: estudo transversal de cunho quantitativo correlacional e preditivo, do qual participaram 37 pacientes idosos, de ambos os sexos, no terceiro mês pós-cirúrgico de fratura do quadril, atendidos em um hospital público de Jaboatão. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do questionário sociodemográfico, questionário WHOQOL-BREF e o Índice de Barthel. Os dados foram analisados através do software SPSS- 20 e por análises descritivas e inferenciais. Considerações éticas: a pesquisa seguiu as normas e diretrizes éticas da resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas envolvendo seres humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), conforme o CAAE número 35389120.1.0000.5569. Resultados: a qualidade de vida é afetada pelo pós-operatório tanto por meio do tipo de fratura quanto pelo tipo de cirurgia a que o paciente foi submetido, de modo que a fratura transtrocantérica impacta mais negativamente que a fratura colo femoral e a cirurgia de prótese bipolar impacta mais positivamente a Qualidade de Vida que a cirurgia com o Dynamic Hip Screw (DHS). Igualmente, pudemos observar que com quem o paciente mora tem implicações importantes no seu cotidiano na medida em que morar com os filhos implica uma maior qualidade de vida, mas também uma maior dependência, bem como receber apoio afeta de forma positiva os domínios da qualidade de vida. Conclusão: Os desafios para uma boa recuperação da qualidade de vida após cirurgia têm início na abordagem de forma integral do idoso pelos profissionais da saúde e por familiares. A Qualidade de Vida é afetada pelo pós-operatório pelo tipo de fratura, pelo tipo de cirurgia a que o paciente foi submetido e pelo apoio social nas atividades da vida diária. Palavras-chave: fraturas do fêmur; cirurgia; idoso; Qualidade de Vida; Psicologia da Saúde.
Descrição: Dissertação apresentada para defesa publica á banca examinadora como parte dos requisitos para obtenção do grau de mestre em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/696
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO POS DEFESA - CAMILA CARVALHO KRAUSE GONÇALVES.pdf4.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.