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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/695
Title: | Atribuições de sentido de adolescentes e jovens inseridos no programa jovem aprendiz sobre a escolha profissional |
Authors: | SILVA, João Lucas Porto Lins da BARROS, Clarissa Mª Dubeux Lopes Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde |
Keywords: | Adolescente Jovem Escolha profissional Jovem aprendiz |
Issue Date: | 2022 |
Abstract: | RESUMO Cenário: A adolescência pode ser considerada uma fase transitória demarcada por aspectos biológicos, psíquicos e socioculturais que engendram transformações no processo de construção identitária. Dentre os desafios postos nesse período escolher um caminho profissional a se trilhar é uma das demandas que geralmente está entrelaçada com o ser adolescente/jovem. Esse processo de escolha profissional envolve perspectivas de autoidentificação, realidades sociais, projetos de vida considerando os aspectos psicológicos ligados ao bem-estar dos sujeitos. Compreender as representações que os jovens e adolescentes possuem acerca desse processo, pode ser primordial para a criação de estratégias interventivas no contexto da orientação profissional. As políticas públicas de incentivo à aprendizagem profissional se apresentam como uma das opções de acesso ao mundo do trabalho, dentre essas existe o programa jovem aprendiz que insere jovens e adolescentes de 14 até 23 anos no mercado de trabalho para a sua primeira experiência profissional. Objetivo: Compreender as atribuições de sentido acerca da escolha profissional entre jovens e adolescentes inseridos no programa jovem aprendiz da cidade de Maceió. Método: pesquisa qualitativa realizada entre fevereiro e novembro de 2021, com 14 jovens e adolescentes com idades entre 18 e 22 anos, matriculados no programa jovem aprendiz, política pública destinada à inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. A coleta foi realizada em momento único, de forma online, dividido em duas partes, a primeira através de um questionário sociodemográfico e a segunda através de uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram submetidos a uma análise de conteúdo. Considerações éticas: A pesquisa seguiu as orientações da resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), sob o parecer do Comitê de Ética e Pesquisa de número 4.525.246. Toda participação na pesquisa foi voluntária, sendo esclarecido ao participante os objetivos e procedimentos do estudo, e garantidos o sigilo e a confidencialidade. Resultados: Como resultado pôde-se compreender que para os participantes a escolha de uma profissão torna-se difícil pelas diversas variáveis que compõe esse processo, como aspectos socioeconômicos, expectativas familiares e falta de conhecimento sobre si e sobre as profissões. As principais fontes de apoio para jovens no cenário de escolha profissional são a família, programas sociais e a escola, quando consegue romper com modelos normativos de ensino. A figura do professor ganhou destaque como um potencial agente no apoio aos jovens que estão em idade escolar, no que se refere a escolha de uma carreira profissional. Palavras Chaves: Adolescente; Jovem; Escolha Profissional; Jovem Aprendiz. |
Description: | Dissertação apresentada para fins de Banca de Defesa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/695 |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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