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dc.contributor.authorSIQUEIRA, Ísis Cavalcante Amaral de-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de-
dc.contributor.authorFIGUEIRA, Manoela Almeida Santos da-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.contributor.authorNÓBREGA, Ítala Morgânia Farias da-
dc.date.accessioned2022-03-16T11:36:56Z-
dc.date.available2022-03-16T11:36:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/692-
dc.descriptionDissertação apresentada para a banca avaliadora no Programa de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS como pré-requisito para obtenção do grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O tratamento inadequado dos resíduos sólidos de saúde pode gerar riscos ambientais, que ultrapassam os limites dos estabelecimentos de saúde, podendo acarretar doenças, além do prejuízo na qualidade de vida da população. A população em geral e profissionais de saúde devem ter acesso a informações sobre o uso correto dos medicamentos e assim, sobre o descarte racional dos medicamentos vencidos e as sobras de tratamento. Um caminho para disponibilizar a informação é através da educação permanente em saúde, que é conceituada como uma aprendizagem no trabalho, no qual o processo de aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das práticas de trabalho das pessoas e das organizações. Os cursos podem ser utilizados para promover este desenvolvimento profissional e, para tal, existem vários métodos de elaboração de cursos que podem ser seguidos. Acredita-se que a utilização do ensino à distância pode ser uma modalidade utilizada e que irá auxiliar na potencialização dos programas de educação permanente e proporcionar, o desenvolvimento pessoal dos profissionais que trabalham na saúde para transformarem o seu entorno. Objetivos: Elaborar e validar um curso na modalidade à distância sobre o descarte racional de medicamentos. Métodos: Estudo de elaboração e validação de um curso na modalidade de ensino à distância, utilizando o desenho instrucional ADDIE. O modelo ADDIE, é bastante utilizado e está dividido nas seguintes etapas: (1) Análise, (2) Projeto, (3) Desenvolvimento, (4) Implementação e (5) Avaliação. A concepção do curso compreende as fases da análise, projeto e desenvolvimento. Foram pesquisados artigos científicos em bases de dados eletrônicas como a Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os descritores educação em saúde ambiental, educação à distância, resíduos de serviços de saúde e medicamentos. Os artigos deveriam ter sua publicação entre os anos de 2014 a 2019, estar disponíveis na íntegra de forma gratuita e nos idiomas inglês e português. Já a execução do curso diz respeito às fases de implementação e avaliação. As fases do modelo se integram e se complementam. Foi realizada a validação de conteúdo, após a construção do curso, por um painel de experts na área (especialistas em ambiente virtual de aprendizagem, em processos de ensino à distância, em vigilância sanitária, em resíduos de serviços de saúde e em Letras) com experiência de, no mínimo, dois anos. A validação semântica, contou com a participação de profissionais da área da saúde, também com, no mínimo, dois anos de atuação profissional, que são o público-alvo do curso. As mudanças somente foram realizadas a partir de 100% do consenso de concordância dos especialistas nas etapas de validação. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Pesquisa, com o número de aprovação: 3.851.795. Resultados: Foi desenvolvido um curso autoinstrucional na modalidade ensino à distância sobre o descarte racional de medicamentos. O conteúdo do curso foi criado após diagnóstico obtido a partir da leitura de artigos científicos e outros estudos feitos pela mesma equipe de pesquisadores. O levantamento dos principais pontos pesquisados, deu origem ao plano de ensino, as unidades temáticas, o processo de avaliação e o tempo de duração do curso. As unidades temáticas desenvolvidas foram: o que é o descarte racional de medicamentos, resíduos sólidos de saúde e as legislações federais e estaduais vigentes, logística reversa de medicamentos e promoção de informações sobre o descarte racional de medicamentos. Após a elaboração do curso, este passou pela validação de conteúdo com experts e, posteriormente, por uma validação semântica com profissionais da saúde, que são o público-alvo do curso. Conclusão: O curso elaborado foi validado, sendo um produto técnico possível de ser acessado por profissionais de saúde na modalidade à distância, multiplicando as informações sobre o descarte de medicamentos, qualificando as orientações acerca do tema para os usuários do medicamento e conscientizando sobre os riscos ambientais e sociais dessa prática. Palavras-chave: educação em saúde ambiental, educação à distância, resíduos dos serviços de saúde, medicamentos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectResíduos dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectMedicamentos.pt_BR
dc.titleElaboração e validação de um curso na modalidade a distância sobre descarte racional de medicamentos para profissionais de saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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