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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | COELHO, Weldma Karlla | - |
dc.contributor.author | FALBO, Ana Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T13:19:16Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T13:19:16Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/691 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento as exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde –FPS. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Cenário: a aprendizagem baseada em problemas vem favorecer a aquisição de conhecimento em contexto real, de modo colaborativo, construtivo e autodirigido, trabalhando com pequeno número de estudantes nos grupos tutoriais, facilitados por um tutor. Nesses grupos, se espera que todos os envolvidos contribuam de maneira homogênea para o alcance dos objetivos de aprendizagem. É, portanto, um elemento central na ABP, a demanda para que o estudante dê a sua contribuição, sobretudo verbal, para a discussão no grupo. No entanto, no contexto da aprendizagem colaborativa, o estudante dominante pode levar a algum desequilíbrio, por comprometer a participação harmônica e a dinâmica do grupo. Objetivo: compreender os significados atribuídos pelos docentes ao comportamento dominante do estudante no grupo tutorial na perspectiva da aprendizagem colaborativa. Métodos: foi realizado um estudo de natureza qualitativa, na Faculdade Pernambucana de Saúde, durante o período entre dezembro de 2019 a agosto de 2021. A entrevista semiestruturada foi a técnica principal para a coleta das informações. A população do estudo foi composta por tutores da graduação de fisioterapia. O número final da amostra foi definido pelo critério de saturação, quando houve reincidência, qualidade e suficiência do material apreendido a partir das entrevistas, permitindo o aprofundamento das questões trazidas pelos entrevistados e o alcance dos objetivos propostos. Esses critérios foram avaliados por meio de discussão e análise entre as pesquisadoras, utilizando-se as matrizes transversais elaboradas durante o processo de análise das entrevistas. O processo de análise e interpretação das falas foi feito com base na fenomenologia e ancorada nos pressupostos teóricos do funcionamento do grupo tutorial com base na aprendizagem colaborativa, a qual serviu de base para a elaboração do roteiro da entrevista e seguiu a sistematização da análise de conteúdo de Bardin na modalidade temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde, número do projeto: 3.851.779, e da aprovação CAAE 26191119.5.0000.5569. Resultados: a pesquisa envolveu oito tutoras do primeiro ao oitavo períodos do curso de Fisioterapia. As categorias analíticas foram identificadas a partir do referencial teórico adotado e contempladas nas falas das tutoras durante as entrevistas. Foram elas: nuances do perfil de dominância, e suas subcategorias: aspectos de potencialidades e fragilidades do perfil de dominância, e manejo do estudante dominante no grupo tutorial. Ainda, durante o processo de reinterpretação das falas houve a identificação de uma categoria empírica: possíveis explicações para o perfil de dominância na percepção das tutoras. No geral, as tutoras referiram o estudante com perfil dominante como colaborativo, participativo, bem preparado e líder do grupo. No entanto, apontaram algumas características como impaciência, egocentrismo, dificuldade de aceitar colocações contrárias às suas e dificuldade na escuta. Algumas tutoras reforçaram a dificuldade de lidar com o estudante dominante, sobretudo em dar feedback, até pela preocupação de não coibir a sua participação. Segundo elas, existe a necessidade de intervenção com esses estudantes. Conclusões: Como relatado pelas tutoras, há o reconhecimento de nuances dentro do perfil de dominância, daí a possibilidade de existirem não apenas fragilidades, mas potencialidades dentro desse perfil. O estudante dominante pode atuar no sentindo de prejudicar os espaços de fala e a interação, mas desde que seja orientado pelo tutor pode auxiliar na boa dinâmica e parceria no grupo. Chama-se atenção para a acomodação do tutor frente a presença desse estudante. Como produto da pesquisa, foi elaborado um artigo científico e um relatório técnico em formato de guia. Palavras-chave (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem colaborativa; Tutoria; Estudante. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.title | Significados atribuídos pelos docentes ao estudante com comportamento dominante no grupo tutorial na perspectiva da aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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