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Title: Elaboração e validação de curso na modalidade a distância sobre gerenciamento dos resíduos de saúde radioativos
Authors: FREITAS, Lúcia de Fátima Nunes
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação à Distância
Resíduos Radioativos
Radionuclídeos
Capacitação em Serviço.
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: a definição de resíduo é tudo aquilo que pode ser reutilizado e reciclado e, para isto, este material precisa ser separado por tipo, o que permite a sua destinação para outros fins, podendo ser encontrados nas formas: sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores). O rejeito radioativo é qualquer material resultante de atividades humanas, que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção e para o qual a reutilização é imprópria ou não prevista. Considerando a importância do tema e da necessidade dos profissionais que laboram em serviços de medicina nuclear que são fontes geradoras de rejeitos radioativos se manterem atualizados, e diante da limitação de tempo disponível para esses profissionais realizarem treinamentos presenciais, a modalidade de educação a distância vem se tornando cada vez mais, a melhor estratégia para alcançar o público-alvo e sua adesão na busca pela qualificação do serviço. Objetivo: elaborar e validar um curso na modalidade de educação a distância para os profissionais de saúde que trabalham com o gerenciamento de resíduos de saúde radioativos. Método: trata-se de um estudo metodológico qualitativo para elaboração e validação de um curso na modalidade de educação a distância utilizando o desenho instrucional Kemp, Morrison e Ross. O modelo de design instrucional de Kemp, Morrison e Ross consiste em nove elementos dispostos de maneira circular, em sentido horário, com interdependência nas etapas, cujo foco é o cursista. O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde, durante o período de outubro de 2020 a setembro de 2021. O curso foi elaborado a partir de uma pesquisa na literatura acerca do tema. Em seguida, realizou-se a validação de conteúdo. Na primeira etapa da validação, os participantes foram escolhidos através de uma amostra intencional, os contatos foram realizados por WhatsApp® e/ou e-mail. Os especialistas (Médicos, Tecnólogos, Biólogos, Físicos e Químicos) alcançaram, no mínimo, cinco pontos nos critérios de inclusão, que seguiu o modelo adaptado de Fehring, confirmado através do currículo atualizado na Plataforma Lattes. A validação de conteúdo ocorreu através de grupo por consenso, o encontro de forma remota foi através da plataforma Webex Meeting®, com duração de 180 minutos. A inclusão, exclusão ou modificação na proposta do curso, somente aconteceu com 100% de consenso entre os participantes. Todas as sugestões acatadas foram realizadas e novamente foi enviado pela autora aos participantes, utilizando e-mails individuais contendo o link de acesso a Plataforma de Educação a Distância da Faculdade Pernambucana de Saúde para que os especialistas visualizassem as modificações no conteúdo do curso. Após obter o retorno por consenso de 100% dos participantes, foi finalizada a validação de conteúdo. Para a validação semântica, também com uma amostra intencional, a avaliação foi individual, por profissionais de saúde (Médicos, Enfermeiros, Tecnólogos e Biólogos) que atenderam ao critério de trabalharem em serviços de Medicina Nuclear com Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons. O convite também foi via WhatsApp® e/ou e-mail. Após o consentimento, foi enviado via e-mail pela equipe de Suporte da Plataforma de Educação à Distância da Faculdade Pernambucana de Saúde, o link de acesso à plataforma de Educação a Distância e o formulário com escala de resposta psicométrica tipo Likert para resposta a concordância na validação semântica, que visou avaliar a compreensão pelos participantes do conteúdo do curso. Todos os participantes concordaram que o curso estava de fácil compreensão e entendimento, com recursos adequados. Assim encerrando a fase de validação semântica. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde sendo aprovado com nº de parecer: 4.485.901, conforme a Resolução 510/2016 que dispõe sobre Normas aplicáveis a Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Resultados: Foi elaborado e validado um curso autoinstrucional com carga horária total de quatro horas, composto por três unidades de aprendizagem. Ao final do curso, espera-se que o cursista atinja os seguintes objetivos de aprendizagem: Conhecer o conceito de resíduos de saúde e como se classificam, compreender o conceito de resíduos de saúde radioativos; Identificar a classificação dos resíduos de saúde radioativos, recordar as recomendações dos órgãos de controle quanto ao manejo dos resíduos radioativos (infraestrutura e licenças); Conhecer as etapas necessárias de um plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde Radioativos. A avaliação do curso é de caráter somativo, através de teste de múltipla escolha ao final de cada unidade e é critério para participação na unidade seguinte, onde o cursista deverá obter nota mínima sete. Ao final do curso, tem-se uma autoavaliação de caráter formativo, onde o cursista responderá sobre sua percepção do aprendizado adquirido durante o curso e fará propostas de melhorias. Por fim, tem a última avaliação que é somativa, para que o cursista seja avaliado e esse deve atingir no mínimo 70% de acertos para ser certificado. Foram acatadas todas as sugestões dos juízes especialistas para a validação de conteúdo das Unidades de Aprendizagem do curso. Na Unidade de Aprendizagem 1 e 2: 100% dos juízes concordaram com a necessidade de ajustes. Destaque para a Unidade de Aprendizagem 3: onde apenas 01 dos juízes solicitou melhorias,100% dos juízes consideraram o conteúdo do curso pertinente e válido, com objetivos de aprendizagem adequados, apresentação estrutural e didática. 100% dos profissionais de saúde consideraram a semântica do curso validada, não havendo sugestões de melhorias. Foi verificada a compreensão dos textos, clareza, linguagem acessível, existência de alguma dificuldade em acessar o curso, realizar o curso e suas avaliações, coerência e possível necessidade de adaptação. Conclusão: O curso foi elaborado e validado. Esse produto técnico gerado a partir da pesquisa poderá ser utilizado por outras instituições e, consequentemente, contribuir para o avanço do conhecimento dos profissionais de saúde que trabalham na área de medicina nuclear, proporcionando assim, a atividade laboral baseada em evidência, tornando-os sujeitos ativos em sua formação e impactando de forma positiva na prática e, por conseguinte na qualidade da assistência prestada ao usuário do serviço. Palavras-chave: Educação à Distância; Resíduos Radioativos; Radionuclídeos; Capacitação em Serviço.
Description: Dissertação apresentada à banca em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/689
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