Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/684
Título: Uso de técnicas de recuperação de sangue em cirurgia cardíaca: uma revisão bibliográfica
Autor(es): CARNEIRO, Maria Alice Pereira Alcoforado
ARAÚJO JÚNIOR, Carlos Alberto de
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Perfusão e Assistência Circulatória Mecânica
Palavras-chave: Autotransfusão
Cirurgia cardíaca
Hemotransfusão
Data do documento: 2016
Resumo: RESUMO Introdução: O presente estudo reflete o interesse em conhecer melhor os benefícios da utilização das técnicas de recuperação de sangue em cirurgia cardíaca, a fim de reduzir a utilização do sangue homólogo, diminuindo assim os riscos presentes durante a hemotransfusão. Existe, portanto, uma necessidade em ampliar este conhecimento para evitar a transfusão sanguínea, realizando um planejamento multidisciplinar. Objetivo: Reunir e descrever de maneira sistemática, prática e objetiva as estratégias clínicas e cirúrgicas para minimizar a quantidade exorbitante de transfusão de sangue alogênico e seus efeitos adversos, como o uso do salvamento de células vermelhas do sangue no intra-operatório e no pós- operatório, em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos no bireme, scielo, google cadêmico com busca ao descritor: autotransfusão, cirurgia cardíaca, hemotransfusão, e aos termos “Cardiac surgery”, “cell saver” e “Blood management”. Além de livros específicos para circulação extracorpórea e cirurgia cardíaca. Foram excluídos estudos com títulos não relacionados diretamente ao tema da pesquisa. Como resultado, espera-se prevenir anemia com uso de eritropoietina, suspender anticoagulantes e antiplaquetários, realizar técnicas cirúrgicas menos traumática com hipotermia e hipotensão moderada, hemostasia meticulosa, hemodiluição normovolêmica aguda, fazer uso de técnica de recuperação sanguínea intraoperatória, tolerância à anemia (oxigênio suplementar e normotermia), utilizar estratégias clínicas e cirúrgicas capazes de reduzir drasticamente o uso de sangue homológo. Conclusão: Conforme o exposto, é possível constatar a existência de estratégias clínicas e cirúrgicas para otimizar a quantidade de hematócrito e hemoglobinas no sangue do paciente, assim como, o seu estado de coagulação. É possível também, minimizar a perda sanguínea e melhorar tolerância à anemia. Estes recursos terapêuticos deveriam ser incorporados à prática médica mundial juntamente com a equipe multidisciplinar, buscando diminuir o consumo de sangue alogênico, reduzindo assim a morbimortalidade e despesas hospitalares, como, por exemplo, a necessidade de maior tempo de permanência. Palavras chaves: autotransfusão, cirurgia cardíaca, hemotransfusão, “Cardiac surgery”, “cell saver” e “Blood management”.
Descrição: Trabalho apresentado como requisito para obtenção do título de especialista do curso de pós-graduação em perfusão e assistência circulatória mecânica, da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/684
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria alice alcoforado - pós.pdf706.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.