Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/668
Título: Qualidade de vida e sexualidade de mulheres mastectomizadas em atendimento no ambulatório de fisioterapia em saúde da mulher de um hospital referência da cidade de Recife
Autor(es): BANHARA, Winnye Ferreira
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Mulher
Palavras-chave: Qualidade de vida
Sexualidade
Mastectomia
Câncer de mama
Data do documento: 2016
Resumo: RESUMO Este trabalho propõe avaliar a sexualidade e a qualidade de vida de mulheres tratadas no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, que foram submetidas à mastectomia, permitindo trazer por benefícios da pesquisa para as pacientes, uma possível detecção precoce da disfunção sexual, além de contribuir para que estas percebam melhor como anda sua qualidade de vida. Objetivo: Analisar a interferência da mastectomia sobre a qualidade de vida e a sexualidade de mulheres atendidas no IMIP. Bem como, descrever as características socioeconômicas das pacientes voluntárias à pesquisa. Método: Estudo descritivo, transversal e qualitativo. Para inclusão na pesquisa foram selecionadas as pacientes submetidas à cirurgia de mastectomia, que contavam pelo menos um mês em tratamento no ambulatório de fisioterapia da mulher. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde sob o número 13.315. Foram excluídas do estudo as voluntárias com déficits cognitivos, que as impedisse de entender o objetivo da pesquisa; assim como, as pacientes com antecedente pessoal de outro(s) câncer(es) e que apresentassem recidiva da doença. A amostra foi composta por 50 pacientes que concordaram voluntariamente em responder ao questionário de identificação pessoal, aspectos socioeconômicos e perfil clínico e aos Questionários World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref) para avaliar a qualidade de vida das pacientes e Quociente Sexual - Versão Feminina (QS-F) para analisar as questões sobre sexualidade. Resultado: Evidenciou-se a realidade da doença que interfere na qualidade de vida e na sexualidade das pacientes em tratamento. As avaliadas têm idade média de 51,06 + 11,99 anos, baixa escolaridade e situação financeira precária, 94% apresentaram complicações em sua saúde decorrentes do câncer de mama; autoavaliaram a qualidade de vida em 61,53 + 12,28 pontos e a sexualidade em 50,68 + 29,26 pontos mostrando o desgaste provocado pelo conjunto doença, tratamento e sequelas. Conclusão: Esta pesquisa possibilitou conhecer melhor o perfil da população estudada, e as possíveis implicações decorrentes da mastectomia, trouxe também para os profissionais da saúde benefícios como a ratificação do impacto causado pela doença e pelo tratamento na vida individual e coletiva das pacientes, conscientizando-os da importância de aliados às famílias prestarem assistência à saúde da mulher, para auxiliá-las na recuperação da autoestima e na retomada da rotina pessoal. Palavras-chave: Qualidade de Vida, Sexualidade, Mastectomia, Câncer de Mama.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Winnye Ferreira Banhara apresentado à coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) para avaliação, sob orientação da Profª. Msc. Julianna de Azevedo Guendler e co-orientado pela Ft. Manuella Lapenda Veiga.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/668
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.