Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/666
Título: Prevalência de disfunção sexual em mulheres gestantes acompanhadas no ambulatório da mulher de um hospital referência em Recife-Pernambuco
Autor(es): DIOGO, Gizely da Rocha
CAVALCANTI, Manoela da Mota
TIMES, Renata Lins De Souza
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Mulher
Palavras-chave: Disfunção sexual
Gestantes
Data do documento: 2016
Resumo: RESUMO Objetivo: Identificar a prevalência das disfunções sexuais em gestantes atendidas no Ambulatório da Mulher de um hospital referência em Recife, Pernambuco. Métodos: Estudo descritivo, tipo corte transversal, realizado através da versão em português do questionário Pregnancy Sexual Response Inventory – PSRI, no período de junho a outubro de 2015. Foram excluídas as gestantes que apresentaram infecção urinária e condições médica/obstétricas onde as relações sexuais fossem desaconselháveis. A amostra constituiu-se de 262 gestantes. Para a análise dos dados foi utilizado o programa Epi-Info 6.04b, calculando-se os percentuais das variáveis. Resultados: Os resultados alcançados nesse estudo, demonstraram uma diminuição significativa da frequência das relações sexuais, durante a gravidez, com uma queda ainda maior no terceiro trimestre gestacional. Sobre o domínio de satisfação sexual, não houve diferença com o antes e o durante a gravidez. Com relação ao domínio de excitação, foi observado uma diminuição da excitação com a gravidez. Foi observado nesse estudo um aumento importante nas dificuldades na relação sexual com a gravidez, e um aumento na falta de desejo também com a gravidez. Em relação ao domínio de orgasmo, foi observado que a maioria das mulheres relataram atingir sempre o orgasmo tanto antes como durante a gestação. Com relação ao domínio de dispareunia, foi observado que a maioria das gestantes relatou não sentir dor na relação sexual antes da gravidez, porém a maioria afirmou sentir dor durante a gravidez. Conclusão: A grande maioria das gestantes relatou ao menos um tipo de disfunção sexual, portanto é importante que o tema da sexualidade seja abordado no pré-natal a fim de identificar e tratar essas disfunções sexuais com antecedência e que novos estudos possam avaliar o impacto da disfunção sexual na qualidade de vida das gestantes e identificar formas de intervenção adequadas para solucionar este problema. Palavras-chave: Disfunção sexual; Gestantes.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/666
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
parte 1 .pdf277.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
parte 2.pdf319.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.