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dc.contributor.authorPEREIRA, Schirley Cristina Almeida-
dc.contributor.authorSILVA, Reneide Muniz da-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.date.accessioned2021-12-10T17:20:57Z-
dc.date.available2021-12-10T17:20:57Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/647-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da FPS como requisito para a obtenção do grau de mestre.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Cenário: a Atenção Primária à Saúde é considerada um cenário de prática fundamental para os estudantes da área da saúde. A preocupação com o desenvolvimento de atividades de preceptoria nos espaços de prática do Sistema Único de Saúde tem se tornado cada vez mais constante. Dessa forma, a elaboração e validação de um curso sobre estratégias de ensino-aprendizagem, com a finalidade de aperfeiçoamento dos profissionais do serviço, poderá contribuir para o desenvolvimento da preceptoria, além de direcionar, orientar e motivar os estudantes nas atividades e ações realizadas nos cenários de prática da atenção primária à saúde. Objetivo: elaborar e validar um curso na modalidade a distância sobre estratégias de ensino-aprendizagem em cenários de prática em atenção primária à saúde. Método: realizou-se um estudo metodológico o qual envolveu a elaboração de um curso na modalidade de ensino a distância, estruturado em duas etapas. A primeira consistiu em desenvolver o plano de ensino e as telas do protótipo do curso, utilizando o modelo de Desenho Instrucional Morrison, Ross e Kemp. Na segunda etapa ocorreu a validação de conteúdo, durante reunião de consenso, por especialistas em Atenção Primária à Saúde e/ou em educação em saúde e/ou em desenho instrucional. Após validação de conteúdo, ocorreu a validação semântica, através de um grupo de consenso, por profissionais que atuam na atenção primária à saúde, público-alvo desse estudo, e/ou especialista em desenho instrucional. Os juízes da validação de conteúdo assim como os de semântica foram selecionados por conveniência, através da estratégia de bola de neve e caracterizados, de acordo com o modelo de Fhering, adaptado. Os dados foram coletados com base no julgamento dos especialistas, durante validação de conteúdo, referente aos itens objetivos, estrutura e apresentação e relevância relacionados ao conteúdo do curso e durante validação semântica, por meio do julgamento dos itens relacionados à clareza, objetividade e relevância do curso considerando a aparência do curso. Os dados foram analisados por meio do cálculo de Índice de Validade de Conteúdo igual ou maior que 0,9 e o teste binomial para avaliar se existiram diferenças estatisticamente significativas entre a opinião dos juízes. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde CEP/FPS, atendeu aos critérios éticos estabelecidos na resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde e aprovada sob o parecer 4.437.315. Resultado: o protótipo do curso foi estruturado em três Unidades Pedagógicas com conteúdos que versou sobre as estratégias de ensino-aprendizagem com base nas metodologias ativas de ensino, motivação, feedback e ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, o papel do profissional de saúde, enquanto preceptor e educador nos cenários de prática em Atenção Primária à Saúde e suas formas de intervenção. Esses conteúdos foram julgados por sete especialistas que apresentaram concordância superior a 90% em todos os itens do questionário de acordo com o cálculo do IVC e do teste binomial e ainda apresentou IVC Global igual a 1, sendo considerado válido. Na validação semântica do curso, julgada por seis especialistas, os valores de IVC individual apresentaram concordância superior a 90% em 11 dos 14 itens do questionário e 83% em 3 itens. O teste binomial apresentou concordância estatisticamente superior a 90% e o IVC Global igual a 0,96, o que caracteriza a aparência do curso válida. Conclusão: foi elaborado e validado o protótipo de um curso, intitulado: “Curso na modalidade a distância sobre estratégias de ensino-aprendizagem em cenários de prática em Atenção Primária à Saúde”, compondo três unidades pedagógicas, autoinstrucional, 100% on-line que será disponibilizado no Repositório Digital e no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Faculdade Pernambucana de Saúde. Palavras-chave: formação profissional; preceptoria; atenção primária; educação a distância; educação em serviço; educação continuada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectAtenção primáriapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleElaboração de curso na modalidade a distância sobre estratégias de ensino-aprendizagem em cenário de prática em atenção primária à saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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