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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | SILVA, Andresa Tabosa Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T17:01:53Z | - |
dc.date.available | 2021-11-19T17:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/599 | - |
dc.description | Dissertação apresentada a banca do Programa de pós-graduação em Educação para o ensino em saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para a obtenção do grau de Mestre. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: A simulação realística é uma estratégia de ensino-aprendizagem que favorece o desenvolvimento de postura ativa dos discentes diante de problemas reais, criados em ambientes simulados e seguro. A inserção dessa estratégia de ensino nas graduações de enfermagem visa alcançar o aprendizado por competências, não apenas psicomotoras, bem como, as atitudinais e cognitivas imprescindíveis a prática profissional. Objetivos: avaliar a percepção dos docentes e discentes quanto a utilização da simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem para a graduação de enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde. Metodologia: estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, sob a análise de conteúdo segundo Bardin. A pesquisa foi realizada na Faculdade Pernambucana de Saúde, a coleta de dados foi realizada em dezembro de 2017, a partir de grupos focais e entrevistas individuais. Os grupos focais foram realizados com os discentes dos 1º e 6º períodos de enfermagem, logo após a simulação realística, compondo uma amostra de 22 discentes e as entrevistas individuais foram realizadas com 08 docentes. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob o nº do CAAE 69874217.5.0000.5569. Foram utilizados cognomes para os participantes, sendo atribuído nomes de flores aos docentes e de pedras preciosas aos discentes. Resultados: segundo o discurso dos discentes, identificou-se 09 unidades temáticas, que consubstanciaram a discussão e formação de 04 categorias, são elas: “Processo de ensino-aprendizagem”, “Alcance dos objetivos de aprendizagem”, “Contribuição para a formação profissional” e “Sentimentos durante a avaliação”. Segundo a fala dos docentes, observou-se 14 unidades temáticas que possibilitaram emergir 04 categorias e 04 subcategorias, distribuídas da seguinte maneira: a subcategoria “Componentes que favorecem o aprendizado” e “Componentes que fragilizam o aprendizado” pertencentes a categoria “Processo de ensino-aprendizagem”; “Componentes que favorecem o debriefing” e “Componentes que fragilizam o debriefing” ambas na categoria “Alcance dos objetivos de aprendizagem” e, por fim, as categorias “Contribuições para a formação profissional” e “Sentimentos durante a avaliação”. Discussão: segundo os relatos dos discentes, observou-se que a simulação favorece o aprendizado pela integração da teoria à prática, pelo realismo do cenário simulado proporcionado aos mesmos e por oportunizar experiências clínicas imprescindíveis a prática profissional. O debriefing foi compreendido como momento oportuno de aprendizado ao discutir os acertos e erros. As contribuições profissionais foram o desenvolvimento de autoconfiança, trabalho em equipe e o sentimento de confirmação da escolha da profissão. Os sentimentos apresentados durante a simulação realística foram opostos apresentados da seguinte maneira: no momento anterior a simulação foram de ansiedade e aflição, evoluindo para o sentimento de gratidão e de missão cumprida no momento posterior a simulação. Por outro lado, os docentes relatam que a simulação realística oportuniza o aprendizado através de elementos que emergem do cenário simulado como: realismo do cenário simulado, o ambiente seguro para os participantes, a contextualização dos casos clínicos, o desencadeamento de efeitos psicológicos similares ao do ambiente clínico real. O debriefing é compreendido como explanação de acertos e erros, de oportunidade de ofertar um momento para reflexão e a autoavaliação, além de flexibilidade da avaliação após exposição do raciocínio clínico e crítico dos discentes. Identificou-se que a subjetividade e a limitação de tempo são aspectos que podem interferir negativamente no debriefing. As contribuições para a formação profissional foram desenvolvimento do equilíbrio emocional, desenvolvimento de habilidades técnicas e tomada de decisão em tempo hábil. O sentimento dos docentes está relacionado ao alcance dos objetivos de aprendizagem pelos discentes. Conclusão: observou-se que a percepção e a expectativa de ambos os grupos são diferentes; para os discentes, a atenção está direcionada para o produto da simulação realística, ou seja, um vislumbramento 11 do perfil profissional que este virá a se tornar a partir do desenvolvimento da prática do enfermeiro em cenários simulados; para os docentes, a percepção sobre simulação mostrou-se com ênfase na construção do cenário simulado e da avaliação, tendo uma conotação mais operacional do processo, em detrimento do vislumbre do perfil do discente como futuro profissional. Descritores: simulação de paciente; treinamento por simulação; avaliação; treinamento com simulação de alta fidelidade. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Simulação de paciente | pt_BR |
dc.subject | Treinamento por simulação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Percepção de docentes e discentes em enfermagem sobre a simulação realística em uma instituição de ensino superior do Recife-PE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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