Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/595
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | CAMPELLO, Aline Angélica Pedrosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T18:13:30Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T18:13:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/595 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Cenário: n a metodologia ativa o tutor é um facilitador, estimulando o estudante a construir o seu próprio conhecimento. A maioria dos tutores t eve exper iência anterior com metodologia tradicional de ensino , e, portanto, apresentam dificuldade em se adapatar em às novas formas de atuação , necessitando de capacitação e apoio institucional Objetivo: c ompreender o significado atribuído por tutores à vivência do processo de faci litação de grupos tutoriais num método de aprendizagem baseada em problemas. Método : f oi realizado um estudo qualitativ o na Faculdade Pernambucana de Saúde , envolvendo 10 tutores de medicina, sendo esse número definido pelo critério de saturação Foram realizad a s entrevistas individuais, as quais foram gravadas e transcritas na íntegra. O material foi analisado pela equipe da pesquisa , buscando se a partir dos diferentes olhares a construção interpretativa das falas O processo de anális e e interpretação das falas foi feito ancorado no referen cial teórico da Aprendizagem Baseada em Problemas . A pesquisa obedeceu aos critérios éticos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa da Resolução 466 teve início após a aprovação do Comitê de Ét ica da Faculdade Pernambucana de Saúde. R esultados: todos os tutore s se posicionaram confiar nos pressupostos que fundamentam o processo de aprendizagem. Alguns relataram dificuldade quanto à aquisição do conhecimento de conteúdo para facilitar temas for a de sua área básica de formação . O relacionamento estabelecido com os estudantes foi um aspecto prazeroso referido pelos tutores . Não houve dificuldade em nivelar o conhecimento desses ao conhecimento prévio dos estudantes. Surgiram como categoria s empíricas: dificuldade n o processo de facilitação no fórum , ou seja, no ambiente virtual de aprendizagem , para a realização do feedback do tutor ao estudante e na elaboração de questões para o teste cognitivo. Embora tenha m referido bom vínculo com a instituição de ensino apontaram atuações verticais com pouca participação do tutor. Conclusão chama se atenção para as dificuldades trazidas pelo tutor em relação à sobrecarga para aquisição de conhecimento de conteúdo , para a atuação no fórum, para a elaboração d e questões d o teste cognitivo e para a realização do feedback ao estudante . Ressalta se o sentimento de pouca participação nas decisões junto à coordenação da instituição Palavras chave: Tutor; pesquisa qualitativa; Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tutor | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa . | pt_BR |
dc.title | Significado atribuído por tutores ao processo de facilitação de grupos tutoriais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aline_Angelica_Pedrosa_Campello.pdf | 582.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.