Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/580
Título: Papo reto: cartilha sobre HIV/AIDS e redução de danos para profissionais de saúde para usuários de drogas
Autor(es): CORDEIRO, Maria Eduarda Vasquez
LIMA, Rafaela Araujo Ferreira
TARQUINO, Michele
RAMEH-DE-ALBUQUERQUE, Rossana Carla
BARROS, Isadora
PACHECO, Vítor
PORCIÚCULA, Rodrigo
Faculdade Pernambucana de Saúde
Palavras-chave: HIV/AIDS
Usuários de drogas
Profissionais de saúde
Cartilha
Data do documento: 2021
Resumo: A cartilha foi elaborada para profissionais de saúde mental e usuários de álcool e outras drogas. A partir de observações realizadas por estudantes de psicologia durante oito encontros práticos de saúde mental em um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (Caps-AD) Camaragibe, foi percebida a necessidade de se trabalhar questões relacionadas à prevenção de saúde com essa população. Assim, a cartilha foi elaborada pensando em facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, servindo como instrumento auxiliar de intervenções para prevenção. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o uso de drogas, inclusive álcool e tabaco, possui relação direta e indireta com uma série de agravos à saúde, entre os quais os acidentes de trânsito, as agressões, depressões clínicas e distúrbios de conduta, além de comportamento de risco no âmbito sexual e a transmissão do HIV pelo uso de drogas injetáveis e outros problemas de saúde decorrentes dos componentes da substância ingerida e das vias de administração (Brasil, 2003). Uma das formas de minimizar os riscos causados ao próprio usuário, bem como suas consequências no convívio social, pelo uso de drogas é através da Redução de Danos (RD), no qual, segundo Piconez e Trigueiros & Haiek (2006), pode ser compreendida como uma estratégia parareduzir os danos à saúde em consequência das práticas de riscodo uso de drogas. Partindo da ideia de que as drogas lícitas e ilícitas fazem parte do mundo e não se pode ignorá-las, mas pode-se trabalhar para que diminuam seus riscos à saúde dos usuários. Em resumo, o objetivo da Redução de Danos não é fazer com o que o indivíduo deixe de usar drogas, mas que ele faça o uso de uma forma consciente, buscando reduzir os seus danos. A Redução deDanos teve sua origem no Brasil na década de 80 em meio ao surgimento do HIV/AIDS, onde as pessoas que faziam o uso de drogas injetáveis tinham maiores chances de adquirir a doença. Então a ideia inicial foi a distribuição de seringas novas para que esta população pudesse fazer o uso da droga de forma mais segura. Esse modelo foi bastante criticado, pois muitos acreditavam ser um estímulo ao uso das drogas, porém em 1993 foi criado o primeiro projeto de Redução de Danos no Brasil, e a partir disso a estratégia foi crescendo e deixando de ter o foco apenas no HIV/AIDS, tornando-se aos poucos uma política norteadora das ações também para a saúde mental (Niel& Xavier, 2008). Pensando no cuidado ao usuário de droga e na importância da discussão sobre HIV/AIDS para esse público, foi criada a cartilha: Papo Reto. Levantando questões sobre o tema de forma leve e interativa, informando pessoas sobre HIV/AIDS e políticas sobre drogas.
Descrição: Esta é uma cartilha educativa com o objetivo de discutir mitos e tabus associados ao HIV/AIDS, esclarecer formas de prevenção e tratamento da doença.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/580
ISBN: 978-65-84502-10-9
Aparece nas coleções:Produções Institucionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartilha papo reto.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.