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dc.contributor.authorGOMES, Orlando Vieira-
dc.contributor.authorANDRETO, Luciana Marques-
dc.contributor.authorLIMA, Tereza Rebecca de M.-
dc.date.accessioned2021-07-05T15:20:15Z-
dc.date.available2021-07-05T15:20:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/548-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Num cenário de aprendizagem clínica, preceptores devem se comportar como mediadores entre os saberes que o estudante já tem e os que necessitam adquirir, integrando a teoria e a prática no contexto da assistência ao paciente. Para isso, é necessário capacitar preceptores e desenvolver instrumentos capazes de aferir o desempenho de tais docentes. Em 2008 foi desenvolvido na Holanda o Maastricht Clinical Teaching Questionnaire (MCQT) destinado à avaliação de preceptores pelos estudantes com o objetivo de proporcionar feedback a esses sobre suas habilidades de ensino em relação a supervisão realizada durante o estágio. A validação de um instrumento para outro idioma é de grande valia uma vez que permite avaliar e investigar determinado fenômeno em diferentes países. Objetivo: Realizar a validação do MCQT para a língua portuguesa. Metodologia: Trata-se de um estudo de validação de instrumento de pesquisa realizado em quatro hospitais do nordeste brasileiro com a aplicação da versão adaptada para a língua portuguesa do MCTQ em uma amostra composta por estudantes de medicina do quinto e sexto anos de quatro diferentes instituições de ensino do estado de Pernambuco. Para avaliar a validade do construto foi utilizado o índice Kappa. A confiabilidade foi medida através do Coeficiente Alfa de Cronbach. O teste-reteste estabeleceu o nível de reprodutibilidade. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: O índice Kappa variou entre 0,527 a 0,710 e o Coeficiente Alfa de Cronbach de 0,77 a 0,954, comprovando bom grau de concordância e de consistência interna do instrumento, respectivamente. Em relação à reprodutibilidade, todos os valores de coeficiente de correlação encontrados foram significativos e de boa magnitude (≥0,72). Conclusão: A versão em português do MCQT mostrou-se confiável e válida para uso na língua portuguesa. Palavras chaves: estudos de validação, avaliação educacional, preceptoria, educação médica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.subjectValidação educacionalpt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.titleValidade e confiabilidade do Maastricht Clinical Teaching Questionnaire para língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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