Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/545
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | MELO, Stella de Maria Leite Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Carmina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T11:59:32Z | - |
dc.date.available | 2021-07-01T11:59:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/545 | - |
dc.description | Dissertação para aprovação do Mestrado em Educação para o Ensino na Área da Saúde. Orientadora: Carmina da Silva Santos. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: O atletismo é um esporte olímpico que faz parte da vida do indivíduo, desde as brincadeiras de rua, até as habilidades específicas de um esporte coletivo, contribuindo para formação das habilidades básicas como correr, saltar, lançar e arremessar; a prática dessa modalidade ainda auxilia na melhora da qualidade de vida do ser humano. Dentre as inúmeras provas que fazem parte desse esporte, destaca-se a corrida de rua, uma atividade física prazerosa que atrai cada vez mais adeptos, por ser praticada ao ar livre e favorecer o bem-estar do praticante. Objetivo: O objetivo deste estudo foi elaborar e validar competências para a prática de corrida de rua, na formação dos profissionais da Graduação dos cursos de Educação Física. Método: A metodologia da pesquisa ancora-se na abordagem quantitativa, utilizando-se o método Delphi, com espaço de 20 dias para retorno das respostas e entrega dos questionários com lembrete disparado com 10 dias. Depois mais 20 dias para analisar pontos importantes e verificar o consenso da pesquisa. O painel de especialistas contou com trinta e nove (39) participantes profissionais de Educação Física, com experiência em docência, treinamento esportivo de Atletismo com expertise em corridas de rua, e profissionais diversos que trabalham com prevenção/recuperação de corredores de rua (fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo). Desse corpus, a intenção foi obter o Índice de Validade de Conteúdo e validação semântica. Os referidos participantes foram convidados por meio de carta enviada por WhatsApp com a qual se formalizou o convite para participar do estudo como voluntários, acompanhada de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para avaliação do instrumento em relação ao conteúdo e validação semântica, foi utilizado uma escala tipo Likert, ficando à vontade para sugerir. O instrumento foi dividido em três dimensões (domínio cognitivo, psicomotor e afetivo) composto por vinte e duas competências as quais foram analisadas pelos juízes. Dessas, dezessete competências foram escolhidas, através da Escala de Likert, com cinco pontos, 1- nenhuma importância 2- importância pequena 3- importância razoável 4- importância grande 5- importância muito grande. Para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para mensurar a porcentagem de concordância; para o cálculo foram consideradas as respostas 4 e 5 respectivamente, importância grande e importância muito grande. Para formatar os dados, os resultados foram apresentados em tabelas, com frequência absoluta e relativa no Programa Lime Survey. A pesquisa e coleta de dados aconteceu após autorização do Comitê de Ética e de acordo com a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resultados: a dissertação resultou em um artigo intitulado “Competências para a prática da corrida de rua na formação dos profissionais dos Cursos de Graduação em Educação Física” e um produto técnico, intitulado: “Guia sobre competências para a prática da corrida de rua na formação dos profissionais dos Cursos de Graduação em Educação Física”. As competências que obtiveram maior percentual de competências entre os juízes foram: Dominar conhecimento sobre efeitos físicos da modalidade; ser capaz de tornar o ambiente agradável dentro da equipe; ser capaz de identificar erros e dar feedback e demonstrar pontualidade e assiduidade. Conclusão: O instrumento foi validado por juízes, apresentando 17 competências necessárias para prática da corrida de rua, dividido sob os três domínios: cognitivo, psicomotor e afetivo-social. Tal instrumento poderá contribuir para a formação de profissionais de educação física, uma vez que o tema é atual e ainda com muito potencial a ser explorado no período da graduação. Palavras-chave: competência profissional, atletismo, corrida de rua, formação profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Atletismo | pt_BR |
dc.subject | Corrida de rua | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Elaboração e validação de competências para a prática da corrida de rua na formação de profissionais de graduação dos cursos de Educação física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Stella_VersaoFinal.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.