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dc.contributor.authorFERREIRA, Gilvanete de Araújo-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-08T14:15:41Z-
dc.date.available2021-06-08T14:15:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/541-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O alto consumo de suplementos alimentares pela população jovem e adulta vêm causando preocupação às autoridades de saúde. Um fato também importante é a pandemia, causada pelo novo coronavírus, que pode influenciar na utilização destes nutrientes sem orientação de um profissional. Objetivo: Descrever o consumo de suplementos alimentares antes e durante a pandemia por SARS-CoV-2 e elaboração de um e-book sobre uso racional de suplementos alimentares. Método: Estudo do tipo de corte transversal realizado com estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e medicina, de abril a março de 2021 em uma faculdade de saúde do Recife. A coleta dos dados sociodemográficos, atividade física, exercício físico e consumo de suplementos, ocorrência de efeitos adversos, motivos para suplementação e tipos antes e durante a pandemia do coronavírus, foi realizada por meio da aplicação de um questionário on-line. Os estudantes foram convidados a participar da pesquisa e aqueles que concordavam recebiam o link de acesso e de confirmação da participação via o aplicativo WhatsApp. A análise dos dados foi realizada no software R versão 4.0 e o nível de significância foi de 0.05. Resultados: Os estudantes elegíveis para pesquisa totalizavam 1.478 alunos. Destes, 180 alunos acessaram o link da pesquisa através do WhatsApp e apenas 56 estudantes preencheram o questionário por completo. Salienta-se que a pesquisa aconteceu em um momento bastante delicado e os estudantes tiveram que encarar o lockdown causado pela pandemia do coronavírus, com o início do ensino remoto em seus lares e os discentes tiveram suas rotinas modificadas adaptando-se a um maior tempo de uso na internet e provavelmente dificultando adesão da pesquisa e coleta de dados. A idade média dos estudantes foi de 21,3 (DP ±4,0) anos. O gênero masculino representou a maior parte da amostra, 33 (58,9). Em relação ao curso de saúde, participaram 42 (75%) discentes de medicina, 7 (12,5%) de psicologia, 3 (5,4%) enfermagem, 2 (3,6%) de farmácia e nutrição, respectivamente. A frequência de estudantes praticantes de atividade física antes da pandemia foi de 34 (60,7%) e durante a pandemia 26 (46,4%). Os tipos de atividades físicas mais realizadas antes da pandemia foram corrida 13 (23,2%) e a bicicleta 8 (14,3%), já durante a pandemia foram corrida 7 (12,5%), caminhada 5 (8,9%) e yoga 5 (8,9%). O consumo de suplemento antes da pandemia foi 17 (30, 3%) e durante a pandemia foi 18 (32,1%). Os tipos de suplementos mais usados antes e durante a pandemia foram polivitamínicos e proteicos. Foi observado, quanto a prática de exercício e uso de suplementos proteicos, curso de medicina e suplementação de polivitamínicos. Conclusão: Não foi evidenciada diferença sobre o consumo de suplementos antes e durante a pandemia do coronavírus. Os suplementos mais utilizados antes e durante a pandemia foram os polivitamínicos, proteicos e termogênicos. Além disso, é relevante a importância de mais pesquisas com estudantes da área de saúde, tendo em vista a limitação em relação ao número de participantes. Palavras-chave: Suplementos Nutricionais. Covid 19. Saúde dos estudantes. Comportamento Alimentar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSuplementos Nutricionaispt_BR
dc.subjectCovid 19pt_BR
dc.subjectSaúde dos estudantespt_BR
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.titleConsumo de suplementos alimentares por estudantes da área de saúde antes e durante a pandemia por SARS-COV-2pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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