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dc.contributor.authorGONDIM, Manoela Pessoa de Melo Corrêa-
dc.date.accessioned2021-05-05T12:49:43Z-
dc.date.available2021-05-05T12:49:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/522-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Gomes de Matos Bezerra Coorientadora: Profa. Dra. Ana Rodrigues Falbopt_BR
dc.description.abstractIntrodução: No ingresso ao curso de especialização em oftalmologia, o curso de ciências básicas, de caráter obrigatório, é ministrado por cada instituição de ensino credenciada e tem por objetivo apresentar princípios básicos em oftalmologia. Contudo, apesar do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) regulamentar o conteúdo programático do curso, não há detalhamento de como este curso deve ser ministrado. O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem integrado à educação à distância (EAD), é capaz de atender com eficácia, eficiência e qualidade aos anseios da universalização do ensino. Objetivo: Elaborar e validar um curso sobre ciências básicas em oftalmologia. Método: Foi elaborado na Faculdade Pernambucana de Saúde, um estudo metodológico para elaboração e validação de um material didático e instrucional, um curso na modalidade à distância através do desenho instrucional ADDIE. O desenho é composto por cinco etapas: Análise (Analysis); Desenho (Design); Desenvolvimento (Development); Implementação (Implementation) e Avaliação (Evaluation). Contudo as fases de Implementação e Avaliação do ADDIE não foram objetos do presente estudo. Foi utilizada a Taxonomia revisada de Bloom para definição dos objetivos de aprendizagem. O curso foi submetido a validação do conteúdo, via remota, através de grupo de consenso formado por cinco especialistas selecionados com pontuação superior a cinco nos critérios estabelecidos pelo modelo de Fehring, segundo as normas da resolução 510/2016. Resultados: O curso elaborado e validado tem duração prevista de 15 horas, possui 19 objetivos de aprendizagem distribuído em seis unidades pedagógicas. Contempla o conteúdo programático utilizando diversos recursos tecnológicos interativos como vídeos tipo storytelling, simulação com desenho animado e atores e telas interativas clicáveis. Apresenta-se com avaliações formativas de sedimentação do conteúdo ao final de cada unidade. Conclusão: O curso de ciências básicas em oftalmologia na modalidade à distância foi validado por especialistas e espera-se que este curso democratize o ensino da oftalmologia às instituições de ensino credenciadas pelo CBO.pt_BR
dc.subjectOftalmologiapt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectResidência médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Onlinept_BR
dc.subjectCursopt_BR
dc.titleElaboração e validação de curso na modalidade à distância sobre ciências básicas para especialização em oftalmologia.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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