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Title: Relatório técnico: elaboração e validação de uma matriz de competências para residência médica em cirurgia pediátrica
Authors: CAVALCANTE, Niedson Thiago Pereira
DUQUE, Taciana Barbosa
ARNOLD, Marianne Weber
ARAÚJO, Yale Simone Oliveira Henriques Veras de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Residência Médica
Cirurgia
Cirurgia pediátrica
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Cenário: O profissional almejado dos cursos da área de saúde tem um perfil cada vez mais humanista, crítico e reflexivo, atuando não apenas em um modelo fragmentado do saber, mas levando em consideração todos os níveis de atenção à saúde, como também nas necessidades de atuação na prática mediante às demandas de uma população. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização credenciado pelo CNRM, realizada em instituições de saúde, sob a instrução de profissionais médicos mais qualificados, e que, norteada por um currículo por competência, deve equilibrar e alternar a aquisição de conhecimentos com o desenvolvimento das habilidades necessárias à boa prática da especialidade proposta. O programa de residência médica em Cirurgia Pediátrica conta com duração de 03 (três) anos, possui pré-requisito do programa de cirurgia geral, porem até a produção escrita deste trabalho, não existe um padrão oficialmente adotado entre os diversos centros formadores para o perfil de formação do cirurgião pediátrico no Brasil. Objetivo: Elaborar e validar uma matriz de competência para programa de residência médica em Cirurgia Pediátrica no Brasil. Método: Foi realizado um estudo de validação de matriz de competências utilizando a técnica Delphi modificada, em duas rodadas. Inicialmente foi elaborado um questionário estruturado com base na revisão da literatura com uma lista de habilidades e competências para residentes de programa de residência médica em Cirurgia Pediátrica, que foi submetido à validação semântica por cirurgiões pediátricos gerais, seguido da pesquisa de opinião de painelistas membros da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica – CIPE (n=42). Tal grupo foi escolhido por representar todos os centros formadores de cirurgiões pediátricos no país e por possuírem expertise nas competências a serem adquiridas durante o programa de residência. Para análise da relevância das competências através de uma Escala Likert de cinco pontos, o critério de consenso para inclusão de uma competência na Matriz utilizado neste estudo foi ser considerado por 70% das avaliações como “indispensável” ou “muito importante” e como critério de exclusão ser considerado por 70% das avaliações como “dispensável” ou “pouco importante”. As competências que não atingiram consenso foram submetidas a segunda rodada Delphi para reavaliação dos painelistas que posteriormente foram analisadas tendo como critério de consenso para inclusão de uma competência na Matriz utilizado neste estudo foi o de pelo menos 50% das avaliações como “indispensável” ou “muito importante” e como critério de exclusão 50% das avaliações como “dispensável” ou “pouco importante”. A consulta incluiu também o momento para o domínio dessa competência pelo residente se até o final de primeiro, segundo ou terceiro ano da residência. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em Pesquisa da FPS (CAAE: 14903019.5.0000.5569).Resultados: Mediante revisão na literatura, utilizando as bases de dados BIREME, PUBMED, ERIC, MEDLINE, com os termos do DeCS (1) educação, (2) currículo, (3) estudos de validação, (4) internato e residência; do MeSH (5) education, (6) curriculum, (7) validation studies (8) medical education; como também da busca livre na internet de outros termos como (9) cirurgia pediátrica, (10) matriz de competência foram identificadas 146 competências que compuseram o formulário de pesquisa organizado em 14 áreas distintas do conhecimento. O formulário foi previamente submetido à validação semântica não havendo necessidade de ajustes. As competências foram julgadas por 42 painelistas, sendo 21 (58,3%) do sexo masculino; a idade em média dos respondentes foi de 48 anos (min: 32 anos, máx: 75 anos) (DP: 10,7); distribuídos nas diferentes regiões do país; tendo concluído o curso médico em média há cerca de 24 anos (min: 8 anos / máx: 49 anos) (DP 10,6); o tempo em média de experiência com preceptoria de cirurgia pediátrica foi de 18, 9 anos (min: 3 anos / máx: 47 anos) (DP – 11,6) e de 11,7 anos (min: 0 anos / máx: 40 anos) (DP – 10,2) anos como supervisor de programa de residência médica. Em relação à maior titulação, 8 (22,22%) tinham doutorado, 10 (27,8%) com mestrado e 18 (50,0%) eram especialistas. Após 2 rodadas Delphi, das 146 competências originalmente elencadas, 12 foram excluídas e outras combinadas por tratarem do mesmo tema, resultando em 96 competências que foram classificadas e reorganizadas pelo ano que elas devem ser adquiridas durante a residência médica em cirurgia pediátrica. Conclusão: Através da utilização de uma matriz validada a formação do cirurgião pediátrico passa a atender as demandas de uma população. Essa matriz será disponibilizada para Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica como proposta de ser convencionada como modelo de matriz única em todo território nacional. Palavras Chave: educação; currículo; estudos de validação; internato e residência; matriz de competência; cirurgia pediátrica
Description: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/498
ISBN: 978-65-87018-69-0
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