Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/480
Title: Construção e validação de manual para curso técnico em enfermagem
Authors: NASCIMENTO, Mirtson Aécio dos Reis
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Educação em enfermagem
Estudos de validação
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Introdução: O técnico em enfermagem é um profissional com formação de nível médio que exerce suas atividades sob supervisão do enfermeiro. Diante da importância desta categoria profissional, no âmbito dos serviços de saúde, as instituições de ensino necessitam pôr em prática uma metodologia na qual os estudantes sejam submetidos a tomada de decisões e avaliações dos resultados. Neste contexto, o componente curricular técnicas básicas é fundamental para formação desta categoria profissional, pois abrange conteúdos diretamente relacionados ao embasamento teórico-prático dos procedimentos técnicos executados no cotidiano profissional. Objetivos: Elaborar e validar um manual da disciplina de técnicas básicas para o curso técnico em enfermagem fundamentado na metodologia da aprendizagem baseada em problemas. Métodos: Estudo metodológico de construção e validação de material educativo, realizado no período de maio a novembro de 2020, em que se seguiu as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, construção do manual, validação do conteúdo, adequação do manual, validação semântica, adequações no manual. Para validação de conteúdo, foram convidados enfermeiros que atenderam aos critérios de Ferhring, utilizou-se a técnica Delphi e como instrumento de coleta de dados um questionário tipo likert. Na avaliação semântica, participaram 17 estudantes de curso técnico em enfermagem, do primeiro e quinto período, os dados foram coletados por meio de questionário tipo likert e consenso de grupo e grupo focal. Para análise dos dados foi utilizada o método Índice de Validade de Conteúdo e análise das sugestões. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob parecer nº 4.152.600. Resultados: Esta dissertação originou dois produtos. Um artigo intitulado: Aprendizagem baseada em problemas em curso técnico em enfermagem: elaboração e validação de manual e um manual intitulado: Aprendizagem baseada em problemas: manual de técnicas básicas para curso técnico em enfermagem. Participaram do estudo dez enfermeiros e dezessete estudantes de curso técnico em enfermagem. A validação de conteúdo e semântica contribuíram para o aprimoramento do manual. E entre os ajustes realizados estão as alterações: na capa, na integração dos conteúdos, na estrutura e organização e nos objetivos de aprendizagem. O manual apresentou IVC global entre os juízes especialistas de 97,68 % e entre o público-alvo de 99,46%. Os resultados obtidos pelo grupo focal não serão apresentados neste trabalho. O material construído apresenta 13 situações- problema que contemplam conteúdos de técnicas básicas extraídos de um projeto pedagógico do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de ensino. Conclusões: o material didático elaborado apresentou resultados satisfatórios de validação de conteúdo e semântica. Os juízes ratificaram a relevância da aplicação de aprendizagem baseada em problemas no contexto da formação técnica profissionalizante na área de enfermagem. Para o público-alvo o manual atende aos objetivos a que se propõe, proporciona excitação e desperta interesse pela resolução do caso. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação em Enfermagem; Estudos de Validação; Materiais de Ensino.
Description: Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/480
Appears in Collections:TCC (Dissertações)
TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo_Construção e validação de manual para curso técnico em Enfermagem.pdf848 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.