Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/473
Título: Cartilha sobre os impactos da violência infantil na criança e na família
Autor(es): GUIMARÃES, Cleide Dyhana Silva de Melo
MELO, Mônica Cristina Batista de
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Palavras-chave: Violência infantil
Impactos da violência
Família
Cartilha
Data do documento: 2020
Resumo: Considerando o fato de que as marcas da violência não atingem somente as pessoas envolvidas, mas, todo núcleo que se encontra difundido no tecido social, está cartilha tem por finalidade esclarecer ao público em geral conceitos que envolvem a violência infantil e seus impactos na saúde física, psicológica e social da criança e seus familiares. Sua estrutura integra temáticas que emergiram a partir dos resultados da pesquisa, e se resume nas seguintes partes: 1. Violência infantil; 2. Os três grandes grupos e os tipos de violência; 3. Consequências da violência para a criança; 4. Impactos da violência na família; e 5. Estratégias de cuidado. A violência infantil é um assunto pouco enfatizado, presente no cotidiano de maneira velada e encontra-se enraizada em nossa cultura, trata-se de uma violação de direitos humanos, sendo necessário propagar informação para combatê-lo. Neste sentido este material pode ser aplicado facilmente como recurso informativo em diferentes âmbitos sociais. É de fácil compreensão, tendo em vista que a violência é crescente no Brasil e no mundo tornando-se imprescindível novas discussões. Portanto, acreditamos que através da disseminação das informações é possível promover a prevenção dessa prática danosa a saúde mental das crianças e de seus familiares. Desta forma, falar sobre os impactos da violência no contexto familiar torna-se oportuno para que se possa sugerir medidas de cuidado e enfrentamento.
Descrição: Produto educacional resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional de Psicologia em Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/473
ISBN: 978-65-87018-56-0
Aparece nas coleções:Desenvolvimento de material didático ou instrucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartilha sobre os impactos da violência infantil na criança e na família - Cleide Dyhana.pdf410.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.