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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/448
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | PEREIRA, Fabrício Leite | - |
dc.contributor.author | DUQUE, Taciana Barbosa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Bruno Hipólito da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-17T19:58:47Z | - |
dc.date.available | 2021-02-17T19:58:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/448 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento as exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Cenário: Cardiopatia congênita (CC) é uma importante causa de morbi-mortalidade, que pode ser diagnosticada já no período pré-natal. O diagnóstico precoce, idealmente durante o pré-natal ou no período neonatal, melhora o prognóstico clínico cirúrgico, porém na maioria das vezes a suspeita e o manejo inicial deve ser feito pelo pediatra. O programa de residência médica em pediatria teve sua duração ampliada para 3 anos em 2016, no entanto na Resolução número 1 da Comissão Nacional de Residência Médica não há definição clara das competências e habilidades em cada área de atuação pediátrica, bem como o tempo de treinamento nestas áreas. Educação continuada é uma das ferramentas para melhorar o conhecimento, trazendo melhoria na qualidade da assistência. Educação à distância se mostra como uma boa forma de educação continuada através de estudo individualizado, devendo seguir modelos de design instrucional para obtenção de cursos bem estruturados. Objetivo: Elaborar e validar um curso de educação à distância sobre cardiopatias congênitas para pediatras. Método: Estudo de elaboração e validação de curso de educação à distância sobre cardiopatias congênitas para o pediatra utilizando o modelo de design instrucional de Kemp, Morrison & Ross, que possui 9 etapas com interdependência flexível: Identificação do problema instrucional; analise dos público alvo, identificação dos conteúdos, definição dos objetivos de aprendizagem, Separação do conteúdo em módulos, planejamento das estratégias instrucionais, seleção das mídias desenvolvimento do conteúdo instrucional, desenvolvimento dos instrumentos de avaliação, seleção dos recursos. Resultados: Na primeira etapa foi analisado os documentos da Residência Médica de Pediatria, demonstrando a importância do conhecimento das cardiopatias congênitas para o pediatra. Analisando o estudo demográfico do Conselho Federal de Medicina identificamos como características do público alvo: pediatra no Brasil tem idade média de 47,6 anos, sendo 74,2% do sexo feminino. Conteúdos foram baseados na proposta do currículo pediátrico global. Objetivos de aprendizagem gerais propostos foram: diferenciar cardiopatias congênitas das cardiopatias adquiridas, entendendo as adaptações cardiovasculares anatômicas e fisiológicas; entender a evolução clínica dos pacientes com suspeita de cardiopatias congênitas, diferenciando entre as principais apresentações clínicas; entender as principais cardiopatias congênitas, descrevendo a clínica e os exames complementares; organizar o manejo inicial de pacientes com CC, explicando o manejo nas apresentações clínicas. Os conteúdos foram separados em 4 módulos. Material instrucional foi planejado alternando vídeos e animações utilizando recursos originais, desenvolvidos especialmente para o curso, ou recursos educacionais aberto. Material foi apresentado em documento do Powerpoint ® e validado por cardiologistas pediátricos, pediatras com experiência em docência. Estratégias de avaliação foram baseadas nos objetivos de aprendizagem. Finalmente, referências complementares foram propostas. Discussão: A utilização da educação à distância com cursos bem estruturados, tem se mostrado uma forma efetiva de educação continuada. O modelo de design instrucional proposto por Kemp, Morrison & Ross é uma boa escolha devido as suas etapas flexíveis, que podem ser feitas ao mesmo tempo. Este projeto mostrou como podemos desenvolver um curso à distância para ser utilizado como educação continuada na área da saúde. Apesar da importância do conhecimento sobre cardiopatia congênita para o pediatra, a formação do pediatra nesta área é bastante heterogênea, salientando a necessidade de educação continuada sobre o assunto. Palavras chaves: Cardiopatias congênitas; pediatria; educação médica; educação a distância; projetos de tecnologia de informação e comunicação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cardiopatias congênitas | pt_BR |
dc.subject | Pediatria | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Projetos de tecnologia de informação e comunicação. | pt_BR |
dc.title | Elaboração e validação de um curso de ensino à distância na área de cardiopatias congênitas para o pediatra | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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Dissertação Fabrício Pereira.pdf | 14.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
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