Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/422
Título: | Contação de histórias como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades linguísticas de crianças |
Autor(es): | OLIVEIRA, Amanda Cristina Ramos de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde |
Palavras-chave: | Linguagem Contação de histórias Narrativas infantis Iimaginação. |
Data do documento: | 2020 |
Resumo: | RESUMO Introdução: A linguagem define-se como um amplo aparato de símbolos agrupados de forma sistemática com o objetivo de produzir e compreender informações. É através dela que o indivíduo constitui-se e é inserido no mundo social, onde sua aquisição sendo realizada de forma lúdica e constante, mostra-se vantajosa ao cérebro, tornando sua aprendizagem mais simples e atrativa ao sujeito. Dessa forma, a utilização da contação de histórias como ferramenta de estimulação linguística, possibilita aos infantes uma oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação, compreensão e interpretação da linguagem através da ludicidade e afetividade, estimulando a interação social entre seus pares. Objetivo: Compreender como a utilização de contação de histórias infantis pode influenciar o desenvolvimento de habilidades linguísticas em crianças. Método: Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, participaram crianças entre 06 e 08 anos de idade de ambos os sexos. Os dados obtidos na coleta de dados foram analisados baseado no método de categorização de eventos de Yin19, criando-se uma tabela comparativa onde cada criança foi comparada a si mesma no decorrer da coleta de dados, após exposição ao projeto Palavra Mágica, que envolve contação de histórias. O presente estudo seguiu todos os cuidados éticos conforme regulamenta a CNS 510/16, CAAE 10393319.5.0000.5569. Resultados e discussão: Foram elaborados dois produtos como resultado desta dissertação. O primeiro apresentado na forma de artigo encaminhado a revista Interface e o segundo sendo um produto acadêmico no formato de livro de história infantil, com reflexões sobre a importância da contação de histórias como ferramenta que possibilita o desenvolvimento linguístico infantil e direcionado aos estudantes participantes do projeto Palavra Mágica, a professores, cuidadores e pais de crianças em idade escolar. Participaram do estudo 07 crianças com idades entre 06 e 08 anos. Através da análise das narrativas foram percebidos três aspectos importantes para a avaliação do desenvolvimento linguístico infantil através de suas narrativas: fluência verbal; imaginação e interação social. Considerações finais: O aspecto quantitativo do número de palavras não se sobressaiu nos resultados, visto que algumas histórias curtas apresentadas pelas crianças participantes apresentaram um vocabulário mais complexo do ponto de vista linguístico e imaginativo. As narrativas das crianças pesquisadas mostraram a incidência de histórias prontas em detrimento a uma construção singular e imaginativa, demonstrando assim o apego a imagem pronta, previamente construída por outros e desestimulando o afloramento da capacidade interna imaginativa. A contação de histórias mostrou-se como um instrumento capaz de incentivar não apenas a linguagem das crianças, mas também suas possibilidades criadoras e recreativas. Observou-se um aumento no vocabulário das crianças participantes da pesquisa, onde estas se utilizaram de mais palavras com maior tempo de interação na construção de suas narrativas infantis, demonstrando autonomia e interesse em verbalizar. Observou-se a importância da contação de histórias como atividade lúdica que proporciona à criança desenvolvimento e exercício de suas funções linguísticas, sociais e imaginativas, sendo assim fundamental o incentivo dos pais, professores e cuidadores para a prática de contar e ouvir histórias. Palavras-chave: Linguagem; contação de histórias; narrativas infantis; imaginação. |
Descrição: | Dissertação apresentada para fins de banca como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/422 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Cristina Ramos de Oliveira.pdf | 4.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.