Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/419
Title: Elaboração e validação de uma matriz de competências para um programa de residência médica em neonatologia
Authors: CAVALCANTE, Liana Paula Medeiros de Albuquerque
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação médica
Internato e residência
Neonatologia
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO: Cenário: Ao longo do tempo diversos tipos de currículos foram moldados baseados nas teorias de aprendizagem. Atualmente o currículo baseado em competências está sendo amplamente discutido e. Por meio da Residência utilizado em programas de treinamento de diversas áreas da saúde, como na educação médica em vários países Médica o médico pode aperfeiçoar suas competências na área da sua escolha. Trata-se de uma pós-graduação essencialmente prática e necessita da reflexão sobre a vida profissional em suas múltiplas dimensões, dessa forma um currículo por competência na residência deve equilibrar e alternar a aquisição de conhecimentos com o desenvolvimento das habilidades necessárias à uma boa prática da especialidade proposta. Objetivo elaborar e validar uma matriz de competências para um programa de residência médica em neonatologia. Método: Inicialmente houve a elaboração de um questionário estruturado com base na revisão da literatura e busca documental que foi submetido à opinião dos painelistas, experts na área de neonatologia. Na primeira rodada foi realizado a análise da relevância das competências através de uma escala Likert de cinco pontos e solicitado a opinar em qual ano da residência médica que a competência deveria ser incluída. O critério de consenso para inclusão de uma competência na Matriz utilizado neste estudo foi o de “50% mais um” das avaliações como “Muito Importante” ou “Indispensável” e para exclusão, “50% mais um” das avaliações como “Não deveria ser incluído” e “Pouco importante”, ainda existia um espaço para sugestões. Na segunda rodada foi submetida pela mesma escala likert as sugestões da primeira rodada. A pesquisa obedeceu às orientações da resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), sendo aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS. Resultado: Foram identificadas 91 competências que foram agrupadas por áreas de conhecimento, considerando a convergência. Dos 20 especialistas membros da Rede Brasileira de Pesquisa Neonatal selecionados, 9 (45%) responderam ao formulário. O grupo respondente em sua maioria foi de mulheres 7(77,8%), com idade média 52,3 anos,natural em sua maior parte do sudeste. O tempo de graduação variou entre 12 a 44 anos com média de 28,6 (DP - 10,1) anos e o tempo em média de preceptoria em neonatologia foi de 19,2 (DP – 11,2) anos. Em relação à maior titulação, 5(55,6%) tinham doutorado, 2(22,2%) com mestrado e 2(22,2%) eram especialistas. Na primeira rodada todas as competências sugeridas forma validadas e houve a sugestão de uma nova competência e adequações de quatro competências. As sugestões foram submetidas aos painelistas para análise de relevância através de uma escala likert, usando o mesmo critério de consenso da primeira rodada. Desta forma foram consensuadas e agrupadas em 80 competências, sendo distribuídas 58 para o primeiro ano de residência e 22 para o segundo ano de residência. Conclusão: O estudo teve como resultado uma matriz de competência validada por experts e um Relatório técnico com as recomendações para um Programa de Residência Médica em Neonatologia. Palavras Chave: Educação médica, internato e residência, neonatologia.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/419
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Liana _ Final _22_06.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.