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dc.contributor.authorXAVIER, Geyziane Maiara Silva-
dc.date.accessioned2020-11-12T11:03:46Z-
dc.date.available2020-11-12T11:03:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/400-
dc.descriptionDissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Educação para o Enisno na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como requisito para obtenção do grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis primeiros meses de vida da criança e é importante para proteção contra infecções, além de reduzir os índices de mortalidade infantil. O aperfeiçoamento de profissionais de saúde sobre o manejo clínico do aleitamento materno inseridos nos serviços de Bancos de Leite Humano (BLH) é necessário para garantir uma boa assistência ao binômio mãe-filho. Ações didáticas que complementem a formação ofertada para esses profissionais através do Programa “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC) do Ministério da Saúde podem influenciar diretamente no qualidade do manjejo do aleitamento materno e sua maior adesão por parte da mãe. Objetivo: desenvolver um curso de aperfeiçomaneto para profissionais de saúde sobre o manejo clínico do aleitamento materno baseado na modalidade de ensino blended learning. Metodologia: Foi desenvolvido um produto técnico do tipo material didático/instrucional no formato de curso validado por uma banca de especialistas. O estudo foi composto por três etapas: 1) Pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed e Scielo e documentos e manuais da IHAC e do Ministério da Saúde do Brasil; 2) desenvolvimento do plano de conteúdo utilizando-se o modelo de Desenho Instrucional Morrison, Ross e Kemp; 3) validação da semântica e do conteúdo do curso, através de um Grupo de Consenso, cujo os especialistas foram selecionados de acordo com modelo de Fehring. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Resultados: O curso foi estruturado em quatro módulos com os seguintes eixos temáticos: Módulo 1- Introdução ao aleitamento materno; Módulo 2- Manejo clínico; Módulo 3- Mamas e mamilos; Módulo 4- Aspectos práticos. Cada módulo possui duas unidades pedagógicas, com conteúdo distribuídos por grau de complexidade. O método de ensino híbrido, também chamado de blended learning adotado para construção do curso, permitiu que os três primeiros módulos fossem contruídos na modalidade de (EaD) e o quarto, na modalidade presencial. Conclusão: O curso de aperfeiçoamento foi validado por especialistas destinado à profissionais de saúde sobre o manejo clínico do aleitamento materno, baseado nas melhores evidências e nas diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil, quanto a formação de profissionais na área. Trata-se de um protótipo com impacto potencial que será executado pelo núcleo de Ensino à Distância da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e disponibilizado de forma irrestrita para o público alvo na área de ensino e saúde com abrangência nacional. Novas pesquisas serão realizadas para medir o impacto e efetividade do método blended learning e avaliar o desenvolvimento de habilidades e competências adquiridas com a realização do curso pelo público-alvo. Palavras-chave: educação em saúde; aleitamento Materno; educação à distância.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAleitamento Maternopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um curso em manejo clínico do aleitamento materno: uma abordagem do método blended learningpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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