Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/398
Título: Teletrabalho: problematizações Foucaultianas sobre a governamentalidade e o cuidado-de-si em servidores estaduais do judiciário de Pernambuco
Autor(es): MELO JÚNIOR, Geraldo José de
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Palavras-chave: Foucault
Teletrabalho
Saúde mental
Governamentalidade
cuidado-de-si
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Introdução: No ano de 2016, em linha com as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) instituiu o teletrabalho no âmbito das unidades judiciárias, objetivando o aumento da produtividade, celeridade processual e melhoria da qualidade de vida do seu corpo funcional. Objetivo: Problematizar a atuação de Servidores Estaduais do Judiciário de Pernambuco na modalidade de teletrabalho, analisando os efeitos produzidos pelas práticas de governamentalidade e cuidado-de-si sobre a saúde mental. Método: Estudo de natureza qualitativa realizado por meio de técnica de entrevistas – fundamentadas na análise do discurso foucaultiana – envolvendo seis servidores atuantes no teletrabalho integralmente por tempo igual ou superior a dois anos e residentes de Recife. Aspectos Éticos: O estudo atendeu as normas éticas preconizadas pela Resolução 510/16 do CNS e foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde, vide CAAE 23173119.0.0000.5569. Resultados e Discussão: As narrativas evidenciaram que o teletrabalho carrega marcas da biopolítica vigente: ao instigar no indivíduo a gestão sobre a vida e a responsabilização pela saúde, reproduz formas naturalizadas de domínio e poder. A sensação de vigília e pressão por produtividade são recorrentes na experiência dos entrevistados, revelando tanto efeitos prejudiciais (aumento de ansiedade, baixa motivação, e isolamento social) quanto melhorias da qualidade de vida (redução de estresse, ampliação das atividades físicas e da convivência familiar). Considerações Finais: As problematizações feitas a partir das experiências narradas evidenciam a necessidade de que o TJ-PE fomente melhorias na qualidade de vida do teletrabalhador para o alcance da missão organizacional. Palavras-chave: Foucault; teletrabalho; saúde mental; governamentalidade; cuidado-de-si.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para obtenção do grau de mestre em Psicologia da Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/398
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.