Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/393
Title: Mini curso para profissionais de saúde: redes de apoio, suporte emocional, compartilhamento de experiências e vivências na prestação de cuidados a família e crianças com Microcefalia e Síndrome Congênita
Authors: MARTINIANO, Adriana Pereira
MEDEIROS, Waleska de Carvalho Marroquim
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Keywords: Microcefalia
Cuidado da criança
Zika vírus
Relações familiares
Mini curso
Issue Date: 2020
Abstract: A assistência em saúde é capaz de reduzir o impacto ocasionado aos pais e familiares pela demanda de cuidados dispensados à criança com microcefalia e síndrome congênita, contribuindo para melhor funcionamento da dinâmica familiar e favorecendo tanto a vida da criança como a de seus familiares. Os profissionais de saúde devem prover ajuda através de estratégias de apoio emocional, utilizando-se do acolhimento, da comunicação e da informação como atividades terapêuticas, corroborando o fortalecimento do vínculo familiar. É importante que os profissionais estabeleçam parceria com os pais, permitindo momentos de escuta e acolhimento para a estruturação partilhada da assistência à criança. A equipe de saúde possui o dever de capacitar à família quanto à prevenção de sequelas da microcefalia, elaborando intervenções especializadas de cuidado, tal qual realizar observações diretas e objetivas das crianças inseridas na dinâmica familiar, contribuindo como fonte de suporte a fim de minimizar os obstáculos causados pela doença. Dessa forma, espera-se com esse mini curso proporcionar um espaço de reflexão acerca da importância da dimensão da comunicação no suporte aos familiares e pacientes que sofrem com as consequências do surgimento da microcefalia e síndrome congênita pelo Zika vírus e que vivenciam dificuldades ao longo do tratamento.
Description: O Produto Educacional, apresentado é integrante da Dissertação de Mestrado intitulada “Compreendendo a dinâmica familiar de crianças com microcefalia e síndrome congênita pelo vírus Zika na cidade do Recife” apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde, da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/393
Appears in Collections:Curso de curta duração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUTO_ADRIANA MARTINIANO.pdf133.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.