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Title: Avaliação do conhecimento dos profissionais e estudantes de saúde sobre descarte adequado de medicamentos
Authors: BUCCI, Fabiano Rodrigues
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Meio ambiente
Educação ambiental
Educação em saúde
Resíduos de serviços de saúde
Contaminação ambiental
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Introdução: O descarte inadequado de medicamentos, considerado uma das formas de poluição e agressão ambiental, também pode acarretar diversos danos à saúde da população. A educação ambiental como forma de prevenção deve ocorrer em todos os níveis de ensino, incluindo profissionais de saúde. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos profissionais e estudantes de saúde sobre descarte adequado de medicamentos. Método: Trata-se de um estudo de validação, descritivo, com 4 etapas, sendo 3 do processo de validação e 1 de aplicação dos questionários. Foi desenvolvido em duas instituições de saúde e uma instituição de ensino superior especializada em saúde, ambas da região metropolitana de Recife, estado de Pernambuco. Foi utilizado como instrumentos de coleta um questionário para profissionais de saúde e outro para estudantes. Os questionários foram previamente elaborados, baseados em pesquisas sobre o tema nas bases especializadas (LILACS e Scielo; MEDLINE; PubMed; DeCS; BVS; LIS e UpToDate), utilizando descritores em ciências da saúde (Educação Ambiental, Poluição Ambiental, Contaminação Ambiental, Fontes de Contaminação, Resíduos de Serviços de Saúde e Toxicidade) e nos últimos 10 anos (2009 a 2019). Na primeira etapa, os questionários elaborados foram submetidos a validação de conteúdo, por um painel de especialistas, composto por equipe multiprofissional (uma médica, uma farmacêutica, uma enfermeira, atuantes no gerenciamento de resíduos do hospital e, um psicólogo, especialista em método científico). Na segunda etapa, após consenso dos especialistas, os questionários foram submetidos a validação semântica do conteúdo, com a participação de 14 docentes e 14 estudantes da instituição de ensino, tendo nos grupos, dois representantes de cada curso da instituição. Na terceira etapa, as observações semânticas apontadas na fase anterior foram submetidas para análise do painel de especialistas. Nessa análise obteve-se 100% de aprovação pelos membros do painel, ocorrendo a validação consensual final dos questionários. Na quarta etapa, os questionários validados foram aplicados aos participantes que atenderam aos critérios de inclusão e consentiram sua participação no estudo. Resultados: A pesquisa desenvolveu e validou dois questionários com conteúdo sobre descarte de medicamentos, um para avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde e outro para estudantes de saúde. Participaram como respondentes dos questionários 110 profissionais e 175 estudantes de saúde. Foi evidenciado que 53,64% dos profissionais e 62,86% dos estudantes descartam medicamentos de forma inapropriada no lixo comum; 88,19% dos profissionais e 87,43% dos estudantes dizem não possuir conhecimento sobre logística reversa de medicamentos e 87,27% entre os profissionais e 87,43% entre os estudantes afirmam não conhecer as legislações sanitárias e ambientais vigentes sobre descarte de medicamentos no país e somente 7,27% entre os profissionais e 4,57% entre os estudantes dizem possuir o conhecimento necessário para orientar as pessoas onde e como descartar os medicamentos de forma adequada. Também foram elaborados dois relatórios técnicos, sendo o relatório dos estudantes para a coordenação acadêmica da instituição de ensino e, o outro, com os resultados dos profissionais para os gestores das unidades de saúde. Conclusão: Foi possível observar na amostra do presente estudo que a maioria dos profissionais e estudantes de saúde tem necessidade de conhecimento sobre o descarte adequado de medicamentos, considerando que a maioria deles descartam medicamentos de forma inapropriada, principalmente no lixo comum. Muitos não possuem conhecimento sobre logística reversa de medicamentos e sobre as legislações que norteiam o descarte de medicamentos no país. Além disso, identifica que a maioria dos profissionais, por não terem esses conhecimentos sobre o descarte correto dos medicamentos, não são multiplicadores dessas informações a sociedade, não prevenindo os problemas ambientais e de saúde decorrentes dessa prática inadequada. PALAVRAS CHAVE: Meio Ambiente; Educação Ambiental; Educação em Saúde; Resíduos de Serviços de Saúde; Contaminação Ambiental.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto sensu do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde para obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/372
Appears in Collections:TCC (Dissertações)



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