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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | PONZO, Lucas Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-03T20:42:41Z | - |
dc.date.available | 2020-06-03T20:42:41Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/318 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: Com o fenômeno da medicalização no campo da saúde mental, o uso não criterioso e abusivo de medicamentos psicotrópicos tornou-se um problema de saúde pública. Benzodiazepínicos (BZP) estão entre os psicotrópicos mais prescritos no âmbito da atenção primária à saúde, frequentemente de forma inadequada. Tem-se assim a importância do aprimoramento curricular dos programas de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) para o desenvolvimento das competências necessárias ao manejo de benzodiazepínicos. Objetivos: Analisar o conhecimento de médicos residentes de MFC sobre uso de BZP no contexto da atenção primária à saúde (APS). Método: Estudo de natureza qualitativa realizado com médicos matriculados em programas de residência em MFC no Recife. Para análise das entrevistas foi utilizado o método de análise temática sugerido por Minayo. Resultados e discussão: A partir das entrevistas de 16 residentes foram analisadas as categorias BZP no contexto da atenção primária à saúde, efeitos adversos dos BZP, prescrição racional de BZP e BZP e formação médica. A análise temática demonstrou que os residentes apresentam lacunas no que se refere ao conhecimento sobre a farmacoepidemiologia dos BZP, indicações clínicas e efeitos adversos esperados. A maioria considera a abordagem da temática durante a graduação médica insuficiente e descontextualizada. Todos os participantes manifestaram interesse em realizar capacitações e oficinas para o desenvolvimento de habilidades e competências na temática. Conclusão: Diante da complexidade desse grave problema de saúde pública, este estudo oferece uma contribuição no sentido de analisar, sob a perspectiva de médicos residentes, possíveis lacunas no processo de formação e desenvolvimento de competências para o manejo de BZP durante a graduação e a residência médica. Palavras-chave: Benzodiazepinas; Saúde Mental; Educação Médica; Competência Clínica; Atenção Primária à Saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Benzodiazepinas | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Competência clínica | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.title | Conhecimento sobre Prescrição de Benzodiazepínicos entre Médicos Residentes em Medicina de Família e Comunidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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