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Title: Opinião de preceptores e estudantes de fisioterapia sobre o uso do Mini-Cex para a avaliação de competências clínicas
Authors: SIQUEIRA, Jackeline Costa de
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Habilidades
Competências
Avaliação
Mini-Cex
Feedback
Issue Date: 2019
Abstract: RESUMO Introdução: O Mini-Cex é um instrumento avaliativo que promove aprimoramento nas habilidades específicas na prática, permitindo analisar o desenvolvimento das competências e habilidades clínicas necessárias na área de saúde. As competências e habilidades devem ser adquiridas pelos estudantes nos cenários de prática e no processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de alcançar efetividade nos domínios necessários à prática fisioterapêutica é preciso criar condições de avalição condizentes com o objetivo principal da formação profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Nesse contexto saber aplicar um instrumento rápido e eficiente, torna-se importante no desenvolvimento dos estudantes no ambiente prático. Objetivo: Conhecer a opinião de preceptores e estudantes de fisioterapia sobre o uso do Mini-Cex como instrumento de avaliação da prática supervisionada no Centro de Reabilitação do IMIP. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, tipo survey, a coleta de dados foi realizada entre novembro de 2017 e agosto de 2018. A população de estudo foi composta por preceptores e estudantes da FPS do curso de Fisioterapia, do sétimo e oitavo período que estavam no rodízio de estágio curricular obrigatório no Centro de Reabilitação do IMIP. Foi realizado treinamento com preceptores para a utilização do Mini-Cex e aplicação durante o estágio com seus estudantes. A partir disso foi possível conhecer a opinião dos preceptores e estudantes sobre o instrumento. Os dados referentes à opinião dos participantes foram por um questionário com respostas em escala tipo Likert, e pelo LinguaKit, um pacote de ferramentas multilingues para o Processamento da Linguagem Natural (PLN), que contém módulos de análise, extração, anotação e correlação linguística e através de ranking médio. A pesquisa seguiu todos os requisitos preconizados pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, seguindo a Resolução 466/12 e sendo aprovada pelo CEP, vide número CAAE: 672377717.3.0000.5569 e número do parecer: 2.388.832. Resultados: Participaram deste estudo 14 estudantes do rodízio com média de idade de 23,4 (DP 3,4) anos, (78%) eram do sexo feminino; (92%) se diziam solteiros; (71%) cursavam o sétimo período. Sobre a opinião (50%) afirmaram que o instrumento prepara para a prática profissional (RM 4,4); (92%) afirmaram que o Mini-Cex avalia competências (RM 4,2); (64%) que o cenário de avalição foi satisfatório (RM 4,3). Afirmaram (78%) que os avaliadores estavam bem preparados para dar o feedback (RM 4,7); (85%) afirmaram que o feedback contribui para a formação acadêmica e profissional (RM 3,7); afirmaram (85%) que o feedback ofereceu oportunidade de aprendizagem (RM 4,7). A média de idade dos preceptores foi de 27,3anos (DP 1,1); (80%) apresentam renda de seis salários; (80%) trabalham 40h semanais;(100%) afirmam que houve relevância em realizar o treinamento para utilizar o Mini-Cex; (100%) afirma que o Mini-Cex promove mudança positiva no estudante. Os estudantes e preceptores do presente estudo opinaram que o Mini-Cex, possibilitou uma forma inovadora de se avaliar e o feedback recebido contribuiu para melhorar o desempenho prático. Conclusão: Conclui-se que os preceptores e estudantes de Fisioterapia relataram que o instrumento contribuiu para avaliar as habilidades e competências de seus estudantes na prática clínica de forma inovadora e permite ao estudante participar ativamente do processo de avaliação conhecendo suas potencialidades e fraquezas através do feedback. Palavras-chave: Habilidades; Competências; Avaliação; Mini-Cex; Feedback.
Description: Dissertação apresentada à Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino da Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/316
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