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Title: Vivência dos estudantes de um curso médico sobre o método Peer Instruction como ferramenta no processo de aprendizagem em uma instituição pública do nordeste
Authors: CARDOSO NETO, Fortunato José Amaral
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Aprendizagem
Educação médica
Instrução por pares
Issue Date: 2019
Abstract: Introdução: No cenário atual, existe uma busca crescente, por parte das instituições de ensino, pelos métodos inovadores nos cursos de graduação, possibilitando ao estudante o desenvolvimento de uma prática pedagógica ética, crítica e reflexiva, ultrapassando uma formação meramente tecnicista. Os novos currículos dos cursos superiores priorizam a utilização de métodos ativos de aprendizagem baseados em competências e enfatizam a necessidade da aquisição de habilidades e atitudes necessárias ao exercício de uma boa prática profisisonal. Dessa maneira, o uso de metodologias ativas, tão bem descritos na literatura, estão sendo cada vez mais utilizados nos cursos da área de saúde, visando reproduzir a realidade a ser experimentada pelo estudante, à medida que este torna-se personagem ativo e central do seu processo de aprendizagem. Dentre os diversos tipos de metodologias ativas, destaca-se o método Peer Instruction ou Instrução por Pares, o qual é baseado na interação entre os estudantes, oferecendo um ambiente de maior cooperação e articulação estudante-estudante e estudante-professor, facilitando assim o aprendizado em sala de aula. Objetivo: Compreender a vivência de estudantes do curso médico sobre a utilização do método Peer Instruction como ferramenta de aprendizagem. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com estudantes do curso médico em uma instituição pública da cidade de Recife-Permambuco. Participaram do estudo discentes maiores de 18 anos, regularmente matriculados no terceiro período e que estavam cursando o módulo Doença I durante a coleta de dados, realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2018. O período total do estudo ocorreu de fevereiro de 2018 a junho de 2019. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a técnica de Grupo Focal - instrumento da pesquisa qualitativa - que, através do auxílio de um moderador, busca compreender a vivência de um pequeno número de participantes sobre uma determinada temática, onde os participantes ficam livres para expor suas percepções, crenças, atitudes e valores. Ressalta-se que o Grupo Focal foi guiado por um roteiro de entrevista, com utilização de perguntas-chave, com o intuito de aprofundamento da discussão. O número de encontros foi determinado pelo critério de saturação do conteúdo, segundo Turato, quando as informações passam a se tornar redundantes para o objetivo visado. Foram coletados, também, os dados sociodemográficos dos estudantes, referente a: sexo, idade, estado civil e conhecimento prévio sobre o método Peer Instruction. Após o térimino do Grupo Focal, as informações foram gravadas e transcritas na íntegra e, posteriormente, analisadas através da Técnica de Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo, seguindo as etapas da pré-analise, exploração do material e interpretações previstas no seu quadro teórico. A pesquisa obedeceu a Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, através do Parecer número 2.590.283 e CAAE número 84908018.4.0000.5192. Os riscos gerados pelo estudo foram mínimos e buscaram ser suavizados através do sigilo e anonimato dos participantes durante a apresentação dos dados. Resultados: Os resultados desta dissertação serão apresentados em formato de dois produtos: o primeiro diz respeito a um artigo científico intitulado “Vivência de estudantes do curso médico sobre o método Peer Instruction como ferramenta de aprendizagem” que será submetido à Revista Brasileira de Educação Médica e o segundo produto versará sobre um guia prático para docentes da área de saúde sobre a utilização do método Peer Instruction como ferramenta de aprendizagem. Com relação à caracterização da população estudada, participaram da pesquisa nove estudantes, dos quais cinco eram do sexo masculino. A faixa etária variou entre 19 e 23 anos de idade, cuja média de idade foi de 20,33 anos. No que diz respeito ao estado civil, todos os estudantes afirmaram ser solteiros. Em relação ao contato com o método Peer Instruction, os entrevistados ressaltaram que a utilização ocorreu pela primeira vez no momento do estudo. Discussão: A análise dos dados permitiu o surgimento de quatro categorias, a saber: 1) A utilização de métodos de ensino inovadores na perspectiva dos estudantes do curso médico; 2) O conhecimento de metodologias ati- vas pelos estudantes; 3) A vivência do método Peer Instruction como estratégia de apren- dizagem na perspectiva dos estudantes; 4) As potencialidades e fragilidades do método Peer Instruction. Os estudantes relataram que já possuiam algum contato e conhecimento prévio com métodos innovadores de ensino, embora não conseguissem nomeá-los. Des- creveram o uso de metodologias ativas como bastante interesante, proveitoso e capaz de auxiliar no aprendizado, à medida que é possivel fazer uma articulação teórico-prática. Destacaram, ainda, que este tipo de metodologia exige que o discente esteja imerso e ativo, tornando-se protagonista no proceso de construção do conhecimento. Com relação à vivência do método Peer Instruction, os estudantes assinalaram que o método despertou uma “competição saudável” entre o grupo, pois a discussão em pares com um colega no mesmo nível de conhecimento constrói o raciocínio e facilita o aprendizado, sendo pos- sível consertar o erro com pontos de vista diferentes, além de aprender com ele. As ques- tões realizadas antes de forma individual e, posteriormente com um par/colega de turma, permite que as respostas sejam comparadas e, consequentemente, o conhecimento vai sendo tecido em conjunto. Além disso, o fato de estudar o conteúdo antes e ter a oportu- nidade de discutí-lo em sala de aula entre seus pares e também com o profesor, constitui uma das potencialidades do Peer Instruction. Em contrapartida, algunas fragilidades tam- bém foram mencionadas pelos discentes, tais como o fato de ter que estudar o assunto com certa antecedência, aliado ao fato de estar com um par que não se dedicou e estudou adequdamente o conteúdo que foi abordado, fragiliza o processo de aprendizagem. Os participantes chamaram a atenção, também, que a falta de acesso à internet, seja por computador ou celular, aliada a uma estrutura física inadequada pode ser um limitador para o bom funcionamento do método. Considerações Finais: Os estudantes avaliaram o uso do Peer Instruction como uma importante ferramenta no proceso de aprendizagem significativa do conteúdo. Apesar dos resultados positivos apontados nesta pesquisa, por se tratar de um estudo de natureza qualitativa com poucos estudantes e em um contexto específico, não se pode generalizar os resultados. Dessa maneira, sugere-se novas pesqui- sas nos cursos médicos de outras instituições públicas e privadas de Pernambuco e do Brasil, no intuito de uma possível incorporação deste método nos cursos da área de saúde.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/283
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