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dc.contributor.authorCARVALHO, Icaro Kleysson de Souza-
dc.contributor.authorANDRETO, Luciana Marques-
dc.date.accessioned2020-04-14T19:22:53Z-
dc.date.available2020-04-14T19:22:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn978-65-990798-7-0-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/281-
dc.description.abstractEste produto é resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde que teve como objetivo elaborar e validar diretrizes de Educação em Saúde para estudantes do Ensino Médio. Políticas e Programas nacionais e internacionais como o Programa Nacional de Assistência Estudantil, Escolas Promotoras de Saúde e o Programa Saúde na Escola salientam a importância dessa temática. Para chegar a esse instrumento a pesquisa teve três etapas: a primeira consistiu na construção de diretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médio do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano através de base de dados e documentos institucionais. A segunda, foi a validação das diretrizes construídas. Nesta etapa foi apresentado a 15 juízes especialistas no tema um formulário com respostas psicométricas para verificar o nível de concordância das afirmações. E a terceira etapa, consistiu na validação semântica das diretrizes por 09 profissionais de saúde (população alvo desse estudo). A validação de conteúdo e a validação semântica foram realizadas através do método Delphi. A elaboração e validação de um instrumento como recurso educativo para realizar educação em saúde no contexto escolar do ensino médio de Institutos Federais de Educação torna a prática e ações dos profissionais de saúde nesse ambiente mais segura e com base científica. Este produto também poderá servir como guia para outras instituições de ensino médio no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipThis product is the result of research conducted during the Professional Master's Degree in Education for Health Education at the Pernambuco School of Health, which aimed to develop and validate Health Education guidelines for high school students. National and international policies and programs such as the National Student Assistance Program, Health Promoting Schools and the School Health Program emphasize the importance of this theme. In order to reach this instrument, the research had three stages: the first one consisted in the construction of Health Education guidelines for the High School of the Federal Institute of Education of the Sertão Pernambucano through a database and institutional documents. The second was the validation of the built-in guidelines. At this stage, 15 expert judges were presented with a form with psychometric responses to verify the level of agreement of the statements. And the third step consisted of the semantic validation of the guidelines by 09 health professionals (target population of this study). Content validation and semantic validation were performed using the Delphi method. The elaboration and validation of an instrument as an educational resource to carry out health education in the school context of the high School of federal Institutes of Education makes the practice and actions of health professionals in this environment safer and Based Scientific. This product may also serve as a guide for other high schools in Brazil.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.subjectGuias de prática clínica-
dc.titleDiretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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