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dc.contributor.authorFERNANDES, Bárbara Pessoa Rafael-
dc.date.accessioned2020-04-13T18:01:17Z-
dc.date.available2020-04-13T18:01:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/228-
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
dc.description.abstractIntrodução: As Diretrizes Curriculares Nacionais em enfermagem propõem novas formas de organização curricular, diferentes cenários, incluindo a Atenção Primária à Saúde como campo de prática para os estudantes de graduação na área de saúde. Observa-se envolvimento dos profissionais do SUS com atividades de supervisão/orientação de estudantes de graduação na área de saúde. A preceptoria tem a finalidade de alcançar objetivos de aprendizagem através de situações práticas. Objetivo: compreender o significado atribuído pelo profissional de enfermagem sobre a preceptoria na atenção primária à saúde. Método: estudo de natureza qualitativa realizado no município de Pesqueira no Agreste Pernambucano entre maio de 2017 e junho de 2019. Foram envolvidos profissionais enfermeiros atuantes como preceptores na atenção primária em saúde há pelo menos um ano e em atividade no serviço. Entrevistou-se 06 preceptores selecionados por conveniência, sendo o número final definido segundo os critérios de saturação. Como técnica para análise de dados, foi eleita a entrevista na sua modalidade individual e semiestruturada, para a qual foi elaborado roteiro com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos autores Barreto et al. Esse referencial teórico serviu como ancoragem para a reinterpretação das narrativas dos participantes. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, na modalidade temática para a análise das falas. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, tendo em vista a fidedignidade dos depoimentos. A análise das informações, incluindo a leitura transversal do material, levou a identificação das áreas temáticas. Por fim, foi realizada a interpretação, com discussão pela equipe de pesquisadoras, privilegiando a subjetividade apreendida a partir do contexto das falas e sempre ancorada no referencial teórico adotado. A pesquisa obedeceu aos critérios éticos do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto foi aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde com o CAAE: 87211018.3.0000.5569. Resultados: Foram identificadas quatro categorias de análise: percepção dos enfermeiros quanto ao processo de ensino aprendizagem; relação preceptor-educando; processo de avaliação e pactuação entre a Instituição de Ensino Superior e o serviço. Conclusão: Os preceptores reconhecem a importância da sua função para a formação dos estudantes, destacaram a aprendizagem colaborativa como ferramenta do processo, porém, relataram que o processo ensino-aprendizagem ocorre na rotina de serviço, sem comunicação ou planejamento efetivos com a Instituição de Ensino Superior. A principal demanda foi a necessidade de treinamento que as capacitasse a melhorar sua atividade docente em benefício do estudantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação na saúdept_BR
dc.subjectAtenção primária na saúdept_BR
dc.subjectSUSpt_BR
dc.titlePreceptoria na estratégia de saúde da família: a percepção dos profissionais de enfermagem num município do agreste Pernambucanopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
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