Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/228
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERNANDES, Bárbara Pessoa Rafael | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-13T18:01:17Z | - |
dc.date.available | 2020-04-13T18:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/228 | - |
dc.description | Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais em enfermagem propõem novas formas de organização curricular, diferentes cenários, incluindo a Atenção Primária à Saúde como campo de prática para os estudantes de graduação na área de saúde. Observa-se envolvimento dos profissionais do SUS com atividades de supervisão/orientação de estudantes de graduação na área de saúde. A preceptoria tem a finalidade de alcançar objetivos de aprendizagem através de situações práticas. Objetivo: compreender o significado atribuído pelo profissional de enfermagem sobre a preceptoria na atenção primária à saúde. Método: estudo de natureza qualitativa realizado no município de Pesqueira no Agreste Pernambucano entre maio de 2017 e junho de 2019. Foram envolvidos profissionais enfermeiros atuantes como preceptores na atenção primária em saúde há pelo menos um ano e em atividade no serviço. Entrevistou-se 06 preceptores selecionados por conveniência, sendo o número final definido segundo os critérios de saturação. Como técnica para análise de dados, foi eleita a entrevista na sua modalidade individual e semiestruturada, para a qual foi elaborado roteiro com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos autores Barreto et al. Esse referencial teórico serviu como ancoragem para a reinterpretação das narrativas dos participantes. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, na modalidade temática para a análise das falas. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, tendo em vista a fidedignidade dos depoimentos. A análise das informações, incluindo a leitura transversal do material, levou a identificação das áreas temáticas. Por fim, foi realizada a interpretação, com discussão pela equipe de pesquisadoras, privilegiando a subjetividade apreendida a partir do contexto das falas e sempre ancorada no referencial teórico adotado. A pesquisa obedeceu aos critérios éticos do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto foi aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde com o CAAE: 87211018.3.0000.5569. Resultados: Foram identificadas quatro categorias de análise: percepção dos enfermeiros quanto ao processo de ensino aprendizagem; relação preceptor-educando; processo de avaliação e pactuação entre a Instituição de Ensino Superior e o serviço. Conclusão: Os preceptores reconhecem a importância da sua função para a formação dos estudantes, destacaram a aprendizagem colaborativa como ferramenta do processo, porém, relataram que o processo ensino-aprendizagem ocorre na rotina de serviço, sem comunicação ou planejamento efetivos com a Instituição de Ensino Superior. A principal demanda foi a necessidade de treinamento que as capacitasse a melhorar sua atividade docente em benefício do estudante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação na saúde | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária na saúde | pt_BR |
dc.subject | SUS | pt_BR |
dc.title | Preceptoria na estratégia de saúde da família: a percepção dos profissionais de enfermagem num município do agreste Pernambucano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
versão final barbara pessoa.pdf | 811.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.