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Title: Elaboração e validação de instrumento de avaliação para a prática supervisionada obrigatória na graduação em terapia ocupacional
Authors: CORREIA, Rosana Cavalcanti de Barros
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Avaliação
Estudos de validação
Terapia ocupacional
Issue Date: 2019
Abstract: Introdução: A formação de profissionais da área de saúde tem passado por mudanças significativas, um dos fatores que pode ter contribuído é a reformulação nos currículos acadêmicos baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Na operacionalização dos currículos, a avaliação é instrumento indissociável do processo ensino-aprendizagem e esta deve ser educativa e colaborativa. Neste âmbito, tem-se discutido a importância de avaliar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e ética em todos os ambientes de aprendizagem do estudante. No contexto da formação do Terapeuta Ocupacional, de modo geral, tem-se por objetivo capacitar o estudante de acordo com as competências e habilidades específicas da profissão. Objetivo: Elaborar e validar um instrumento para avaliação dos estudantes durante o estágio supervisionado obrigatório na área Saúde Funcional – Infância e Adolescência do curso de Terapia Ocupacional baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Método: Estudo de abordagem quantitativa para elaboração e validação de um instrumento de avaliação para o estágio supervisionado obrigatório na graduação de Terapia Ocupacional. Foi desenvolvido em uma Universidade Estadual, na cidade de Maceió, no período de maio de 2017 a junho de 2019. A amostra foi intencional, composta por vinte e três juízes, entre terapeutas ocupacionais em atividade de docência e letrológo. Para validar o conteúdo os juízes deveriam cumprir os seguintes critérios: ser Terapeuta Ocupacional membro do Núcleo Docente Estruturante ou preceptor de estágio supervisionado obrigatório do curso de Terapia Ocupacional, possuir experiência profissional de no mínimo três anos e ter titulação mínima de mestre. Para validação semântica: os profissionais terapeutas ocupacionais deveriam ter experiência prática de no mínimo três anos na área da infância e adolescência e os profissionais letrólogos (acima você descreveu que era “letrólogo”, aqui está no plural) deveriam ter, no mínimo, especialização. Foi considerado como critério de exclusão, profissionais que estivessem sob licença médica ou afastamento. O estudo foi composto por duas etapas: I) revisão de literatura para elaboração de instrumento e II) validação do conteúdo (e semântica também). Para validação de conteúdo, utilizou-se o método Delphi, para obtenção do Índice de Validade de conteúdo e para validação semântica utilizou-se análise descritiva. Para a coleta de dados, a comunicação com os participantes foi através de sistema informatizado para envio do instrumento. Para avaliação do instrumento em relação ao conteúdo, foi utilizado uma escala de respostas tipo Likert, e para a avaliação semântica os participantes assinalavam “adequado” ou “inadequado”. O instrumento foi dividido em três dimensões (domínio cognitivo, psicomotor e afetivo), contendo 36 itens. Como método para análise do conteúdo, foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo, e o ponto de corte foi considerado ≥ 80%, já a análise semântica foi realizada de forma descritiva, sem apresentação de tabelas. Para a formatação dos dados do consenso dos juízes, foram utilizados os softwares STATA/SE 12.0 e o Excel 2010. Os resultados foram apresentados sob a forma de tabela com suas respectivas frequências absoluta e relativa. O estudo atendeu os aspectos éticos dispostos na Resolução 510/16 teve aprovação do (CAEE) Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: Em relação ao perfil dos juízes, 65,2% tinham mais de 10 anos de graduação, 52% mais de 10 anos de experiência e 74% tinha titulação de mestre. O instrumento submetido obteve Índice de Validação de Conteúdo ≥ 90% nos itens do domínio cognitivo na segunda rodada do painel Delphi, e na terceira rodada nos itens dos domínios psicomotor e afetivo. Conclusão: O instrumento elaborado obteve consenso, com mais de 90% em todos os itens contemplando as competências específicas da terapia ocupacional. Todas as sugestões dos juízes foram realizadas. Faz se necessário que o instrumento proposto seja aplicado na prática a fim de que possam ser identificados seus pontos fortes e frágeis, para que ele seja aprimorado e contribua de forma mais efetiva com o processo de formação do estudante na área da Terapia Ocupacional.
Description: Dissertação apresentada à Faculdade Pernambucana de Saúde como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/223
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