Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/202
Title: Avaliação do conhecimento dos discentes no internato de enfermagem e medicina sobre sífilis: um estudo qualitativo
Authors: LUNA, Kátia Roberta Sena
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Sífilis
Atenção primária à saúde
Doenças sexualmente transmissíveis
Grupos focais
Issue Date: 2019
Abstract: Introdução: A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de disseminação que ocorre quando o indivíduo é acometido pela bactéria: Treponema pallidum. Essa patologia desafia os profissionais de saúde, permanecendo com seus indicadores elevados independente do desenvolvimento de novas tecnologias, do tempo, do diagnóstico rápido, do tratamento eficaz e de baixo custo. Neste cenário, a educação em saúde de nível superior, destaca-se com a missão de formar profissionais, capazes de promover a saúde a partir do entendimento das mudanças da sociedade produzindo conhecimento teórico, científico, prático e com potencial de desmistificar os entraves que mantiveram a Sífilis sem controle por mais de 500 anos. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos discentes no internato de enfermagem e medicina sobre a Sífilis. Metodologia: A pesquisa se desenvolveu como um estudo qualitativo, no período de dezembro de 2017 a dezembro de 2018, através da estratégia de grupo focal com discentes de uma instituição de ensino superior de saúde, nos cursos de enfermagem e medicina. A coleta de dados foi realizada com questionamentos construídos em um roteiro de entrevista estruturado sobre a Sífilis até a saturação das respostas, sendo a análise de conteúdo realizada conforme define Bardin. Resultado: Foram formados dois grupos focais: o primeiro com os discentes de enfermagem, composto por 09 membros e, um outro, com os discentes de medicina, com 08 membros. A partir da análise das falas foi possível identificar cinco subcategorias relacionadas ao conhecimento sobre a Sífilis: 1 - Aprendizagem sobre Sífilis na graduação dos cursos de enfermagem e medicina; 2 - Compreensão dos cenários da teoria e prática durante a exposição dos conteúdo da Sífilis; 3 - Conhecimento sobre o enfrentamento da Sífilis pelos programas de saúde do Ministério da Saúde; 4 – Conhecimento sobre o diagnóstico e tratamento da IST/Sífilis; 5 - Compreensão das fragilidades do sistema de saúde, nos cenários da prática, que contribuem para a reflexão crítica na formação profissional e para sua atuação na atenção primária; estas foram agrupadas em duas principais categorias: Processo ensino-aprendizagem e Contribuição para formação profissional. A partir dos conhecimentos demonstrados sobre a Sífilis, os discentes de enfermagem e de medicina, apresentaram o conteúdo construído durante a formação, em concordância com o proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Alguns diferenciais na aprendizagem que potencializaram o conhecimento foram apontados pelos discentes, destacando-se: iniciação precoce nos cenários práticos, desde o primeiro período, nos quais o conhecimento da Sífilis esteve presente em situações diversas e no estudo em grupo tutorial. Na integração interdisciplinar das matrizes curriculares sobre o tema no projeto pedagógico e as diretrizes curriculares, foi percebido nos discursos a apropriação sobre a Sífilis: desde a etiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção, como também, no reconhecimento que a temática foi trabalhada durante a realização dos módulos teóricos e atividades práticas. Houve destaque para o grupo tutorial com problemas contextualizados e os cenários práticos, os quais trouxeram proximidade com os programas de saúde e suas realidades promoveram discussões e reflexões sobre como devem ser as intervenções dos profissionais de saúde no cenário atual, sendo esses, potenciais diferenciais na formação de nível superior foram fundamentais para atendimento das necessidades da população. Os discentes de enfermagem inferiram importância no aprofundamento dos conteúdos no que se refere ao conceito, visão holística, acolhimento e prevenção no cuidado, pois identificaram a dinâmica da temática, já os discentes de medicina preocuparam-se, principalmente, em mostrar os conhecimentos clínicos que abordaram desde a fisiopatologia aplicada, farmacologia e aspectos clínicos da doença com o seu tratamento. Conclusão: Os discentes de enfermagem e medicina apresentaram conhecimentos sobre a Sífilis, estes construídos a partir da aprendizagem baseada em problemas. Enfatizaram o conhecimento adquirido a partir de experiências precoces vivenciadas nos diferentes cenários práticos e teóricos.
Description: Dissertação apresentada para o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, como requisito para obtenção do Grau de Mestre em Educação para o Ensino da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/202
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kátia_Roberta_Sena_Luna-1-55.pdf525.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.