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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/198
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | NASCIMENTO, Carlos Henrique Tenório Almeida do | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:19:04Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T18:19:04Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/198 | - |
dc.description | Orientadora: Reneide Muniz da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução:Em 2007, o Ministério da Saúde instituiu através da Portaria nº 1.996, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como uma estratégia prioritária educativa para consolidação do Sistema Único de Saúde. Após a implantação dessa Política, ocorreram movimentos que ocasionaram mudanças significativas na gestão do SUS, melhorando o processo de trabalho em saúde. Vinculada ao ensino, serviço e docência através de uma aprendizagem com mudanças nas ações e nas práticas de saúde,a Educação Permanente tem por objetivo auxiliar a gestãona melhoria do cuidado prestado àpopulação. Objetivo:Analisar a percepção dos gestores da Educação Permanente em Saúde, quanto às ações desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária, nas Regiões de Saúde do Estado de Pernambuco. Método:O estudo foi caracterizado por um corte transversal com abordagem qualitativa e realizado nas 12 Regiões de Saúde de Pernambuco. A população de estudoconstituiu-sedos 12 gestoresda Educação Permanente de cadaRegião de Saúde. A coleta foi realizada por meio de entrevista semiestruturadanosmesesde dezembro de 2017 aagosto de 2019 eaanálise do conteúdo conforme proposto por Bardin. A pesquisa aconteceu dentro dos padrões da norma da resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Com parecer do Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde – AECISA nº 03091518.7.0000.5569. Resultados:Os conteúdos foram organizados e deram origem a quatro categorias.Osresponsáveis pela Educação Permanente dasRegiões de Saúde foram entrevistados e houve a análise temática das suas falas, através da qual se permitiu a construção dequatro categorias empíricas:Compreensão de Educação Permanente em Saúde; Dificuldades na realização de ações de Educação Permanente; Potencialidades nas ações de Educação Permanente; Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde. Por meio da análise dessas categorias, percebeu-se que as ações de educação em saúde não foram implementadas de forma adequada,no que se refere ao eixo estratégico da Atenção Primária. Percebeu-se ainda a ausência de uma coordenação para planejar ações na Educação Permanente e o enfraquecimento das comissões permanentes da Integração Ensino-Serviço. Quanto à análise do Plano Estadual Permanente em Saúde Pernambuco, identificou-se, nas falas dos entrevistados, a distância entre o que preconiza o documento mencionado e às ações que deveriam ser desenvolvidas na Atenção Primária efetivamente. No que diz respeito às dificuldades encontradas, verificou-se um dimensionamento inadequado de recursos humanos e de investimentos financeiros, além da falta de apoio da gestão estadual quanto a monitorar e avaliar as ações de forma contínua.Em relação às potencialidades, os entrevistados apontaram o apoio dado pela gestão estadualà realização dessas ações de Educação Permanente em Saúde, ao diálogo estabelecido entre os atores e a preparação profissional dos responsáveis técnicos para lidar com as demandas próprias de suas atividades.Conclusão:Os resultados demonstram que a percepção dos gestores das Regiões de Saúdedo Estado encontra-se em concordância com as discussões que apontam a relevância da Educação em Saúde. Porém, essas ações passam por um processo permeado por muitas barreiras tais como: falta de apoio da coordenação estadual no monitoramento das ações; faltadecoordenação específica nas Regiões de Saúde; baixo investimento em recursos humanos e financeiros para o programa. Produtos:Como produto desta pesquisa foi elaborado um artigo a ser submetidoà Revista Brasileira de Enfermagem – REBEM, além de um relatório técnico com a proposta deum curso Introdutório de Educação Permanenteem Saúde na Atenção Primária para os gestores das Regiões de Saúdee responsáveis técnicos pela Educação Permanentecom objetivo de contribuir para suas formações, visando à qualificação do processo de trabalho e o fortalecimento das ações na Atenção Primária à Saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Gestão em saúde | pt_BR |
dc.title | Percepção dos gestores da educação permanente, no âmbito da atenção primária, nas regiões de saúde no estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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