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dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Severino Antônio da-
dc.date.accessioned2020-03-05T17:31:47Z-
dc.date.available2020-03-05T17:31:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/196-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A educação física é um componente obrigatório no contexto escolar, ocupando um espaço peculiar no currículo da escola. O professor de educação física tornar-se o mediador no processo de ensino, seja, no chão da sala de aula ou da quadra. A sua atuação facilita a construção do aprendizado do estudante através da concepção da cultura corporal, inserindo o sujeito com hábitos saudáveis na sociedade contemporânea. Entre os conteúdos da educação física escolar destacam-se o esporte, jogo, dança, lutas, ginástica e a capoeira, estando o tênis de mesa como uma possibilidade de inserção no conteúdo das aulas, através de seus conhecimentos teóricos e práticos. OBJETIVO: Compreender na perspectiva do professor de educação física a modalidade de tênis de mesa. MÉTODO: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com a população de pesquisa formada por professores de educação física no Agreste de Pernambuco. O tipo de amostragem utilizado foi a ´´Bola de Neve``, também conhecida como ´´snowball samplig``. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo Temática de Minayo. A coleta de dados foi realizada através de um grupo focal, sendo realizada na Associação Caruaruense de Esportes – ACADE. Efetivada entre o mês de junho a setembro de 2019 após a aprovação pelo Comitê de ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) da FPS número do Número do Parecer: 3.420.479. RESULTADOS/ DISCUSSÃO: Os resultados desta dissertação serão apresentados no formato de dois produtos. O primeiro produto diz respeito a um artigo cientifico intitulado A Vivência do Professor de Educação Física sobre a prática do tênis de mesa escolar que será encaminhado para a Revista Brasileira de Ciências do Esporte, o segundo produto será a elaboração de um manual de tênis de mesa para auxiliar estudantes e profissionais de educação física no ambiente escolar. Foram entrevistados oito professores de educação física em um grupo focal e da analises das falas emergiram três categorias temáticas. Os entrevistados possuíam faixa etária entre 31 e 42 anos de idade, com predominância do sexo masculino. Quanto à formação acadêmica, 02 professores possuíam licenciatura plena em educação física, 04 professores licenciatura e bacharel em educação física, 01 possuía formação em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física e 01 professor possuía formação somente em licenciatura. Todos os participantes têm Pôs Graduação na área de educação física. Referente ao local de atuação, 04 professores têm vínculos somente com a rede particular de ensino, 02 professores possuem vínculos na rede Estadual, Municipal e particular, 01 professor trabalha na rede de ensino Estadual e Particular e 01 professor leciona somente na rede Municipal. CONCLUSÕES: Portanto, a perspectiva do professor de educação física sobre a modalidade de tênis de mesa, necessita de aprofundamento teórico para embasamento e consolidação da docência e no treinamento esportivo escolar com a modalidade. O perfil do professor de educação física no estudo, apresenta uma predominância do sexo masculino, com faixa etária entre 30 a 40 anos, e com Pós-Graduação. A implantação da modalidade na escola e participações em competições escolares são potencialidades presente nas falas dos professores, e as principais fragilidades foram as insuficientes matérias esportivos e espaços adequados para a prática do tênis de mesa na escola. A elaboração de um material didático para contribuir para a formação e atuação docente, surgiu a partir das proposições dos participantes do estudo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleA vivência do professor de educação física sobre a prática do tênis de mesa escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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