Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorACCIOLY, Cybelle Cavalcanti-
dc.date.accessioned2020-03-05T12:52:47Z-
dc.date.available2020-03-05T12:52:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/193-
dc.descriptionOrientadora: Dra. Mônica Cristina Batista de Melopt_BR
dc.description.abstractCenário: o portfólio é uma compilação de trabalhos realizados pelo estudante, que permite acompanhar o seu desenvolvimento por meio das diferentes produções. Esse instrumento contribui para o crescimento pessoal e profissional do estudante, no desenvolvimento de habilidades e de pensamento reflexivo. É uma ferramenta pedagógica que viabiliza uma metodologia de ensino-aprendizagem diferenciada e oferece espaço de construção ativa do conhecimento, além de se caracterizar como instrumento de avaliação. Objetivo: compreender na perspectiva dos docentes a utilização do portfólio como instrumento de ensino-aprendizagem e validar um manual com recomendações sobre a estrutura do portfólio e os seus critérios de avaliação. Método: realizou-se um estudo com método combinado: qualitativo e de validação teórica na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife-PE. Participaram docentes do curso de graduação de Psicologia que utilizam o portfólio em seus respectivos ambientes de aprendizagem. Para coleta dos dados foi utilizado questionário sobre perfil sociodemográfico e experiência docente, entrevista, que foi gravada e transcrita para análise de acordo com a técnica de Análise Temática de Conteúdo recomendada por Minayo e um checklist para a validação teórica do manual com orientações sobre o portfólio para docentes que compreende a análise semântica e de conteúdo conforme as orientações de Pasquali. O estudo teve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da FPS, sob o número de parecer: 2.071.647. Resultados e Discussão: participaram do estudo 10 docentes, todos do sexo feminino, com média de idade entre 45 anos e 5,2 anos de experiência na utilização do portfólio em sala de aula. A análise das entrevistas resultou em quatro unidades temáticas: (1) entendimento sobre o portfólio, (2) competências desenvolvidas com o uso do portfólio, (3) estrutura do portfólio e (4) avaliação do portfólio. A partir da análise qualitativa foi construído um Manual com recomendações sobre a estrutura do portfólio e os seus critérios de avaliação para utilização de docentes na graduação em saúde, tendo sido submetido a validação teórica para garantir a autenticidade e fidedignidade de sua construção. Nessa etapa participaram dez juízes, escolhidos por serem profissionais integrantes da população que farão uso do manual e terem expertise no seu conteúdo. O manual foi considerado validado diante de índice de concordância de 80% em cada item do checklist. Conclusão: Essa pesquisa corrobora a importância do portfólio enquanto instrumento de ensino-aprendizagem e de avaliação para o ensino em graduações de saúde. Trabalhar com o portfólio como ferramenta educacional foi considerado gratificante para os docentes, porém seu uso envolve desafios, como o tempo despendido para sua avaliação. O Manual com recomendações e orientações foi bem avaliado pelos juízes/participantes da pesquisa, ratificando a importância de oferecer recomendações sobre a estrutura de portfólio que sirvam de referência e guiem o uso dessa ferramenta nas atividades educacionais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleO portfólio como instrumento de ensino-aprendizagem na graduação de psicologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cybelle_Accioly.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.