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dc.contributor.authorANDRADE, Raquel Gomes de-
dc.date.accessioned2020-03-05T12:26:04Z-
dc.date.available2020-03-05T12:26:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/192-
dc.descriptionDissertação apresentada à banca em cumprimento às exigências para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.abstractIntrodução: As atividades desenvolvidas nos serviços hemoterápicos estão entre as mais importantes intervenções para o tratamento em saúde. A transfusão de sangue é um procedimento complexo, não isento de riscos e, algumas vezes, com danos irreversíveis ao receptor. A terapia transfusional é um processo que envolve uma equipe multiprofissional e, para realizá-lo de forma segura, dependerá da competência de toda a equipe. Objetivo: Elaborar e validar os conteúdos e os objetivos de aprendizagem de um curso em terapia transfusional para médicos e enfermeiros em unidades hospitalares. Método: Pesquisa metodológica para elaboração e validação do conteúdo de um curso. Utilizou-se de uma abordagem exploratória de revisão de literatura e uma abordagem quantitativa. Foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), localizada no Recife-PE, no período de maio de 2018 a maio de 2019. Ocorreu em cinco etapas: 1- Realizou-se o levantamento dos conteúdos do curso, através de análises bibliográficas, literaturas e leis regulamentadoras da ANVISA; 2- Foram elaborados dois instrumentos, 01 formulário para seleção dos juízes para validação do conteúdo, constituído com perguntas referentes às características dos participantes e 01 formulário com 10 conteúdos e 43 os objetivos de aprendizagem dispostas em escala tipo likert de quatro pontos, contendo opções como: “Não deve ser incluído” a “indispensável”. 3- Seleção de juízes, de diferentes localidades, para validação do conteúdo. 4- Iniciou-se a validação do instrumento contendo os conteúdos e os objetivos de aprendizagem quanto à relevância. Os participantes foram esclarecidos previamente sobre a pesquisa e assinaram o Termo Livre e Esclarecido (TCLE). 5- Realizou-se a validação semântica do conteúdo por profissionais de mesma unidade hemoterápica. Outro formulário foi elaborado contendo o mesmo conteúdo, porém com diferentes opções: “adequado” e “não adequado”. Quanto à análise gramatical, o profissional, analisou o conteúdo quanto à clareza, compreensão e pertinência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob o nº 2.673.844. Resultados: Na validação do conteúdo foi realizada por 21 juízes (biomédicos, enfermeiros, médicos, biólogo e farmacêutico) de formação acadêmica e profissional na área docente e/ou prática em hematologia, terapia celular, hematologia e/ou área de saúde obedecendo aos critérios de seleção estabelecida pelo modelo de Fehring. O cálculo utilizado para validação conteúdo foi através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os “conteúdos” atingiram o IVC de 98% enquanto os “objetivos de aprendizagem”, IVC de 96%. Para a validação semântica, 05 especialistas em hemoterapia (médicos, enfermeiras e biomédica), as respostas tiveram consenso em 100% para a opção: “adequado”. Quanto à análise gramatical, 01 profissional (letrólogo) sugeriu realizar correções sucintas no texto, porém sem comprometer o contexto. Conclusão: Foi possível constatar que o conteúdo poderá contribuir se aplicado nos treinamentos, curso de capacitação e/ou atualização inseridos programa de educação permanente em saúde nas unidades hospitalares. Por fim, espera-se que nossa pesquisa oportunize e favoreça reflexões e discussões sobre a aplicabilidade da transfusão sanguínea.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectTerapia transfusionalpt_BR
dc.titleElaboração e validação do conteúdo para construção de curso em terapia transfusional para médicos e enfermeiros em unidades hospitalarespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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