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dc.contributor.authorCARVALHO JUNIOR, José de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2020-03-05T12:15:24Z-
dc.date.available2020-03-05T12:15:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/191-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A formação do profissional de enfermagem, com base nos princípios do SUS se dá através das diretrizes curriculares nacionais. O currículo de enfermagem integralizado contribui para uma formação contemporânea e ajuda na quebra de paradigmas em uma educação ainda fragmentada para uma educação holística, imersa nos problemas sociais e regionais de cada instituição de ensino superior (IES) das regiões especificas do BRASIL. A vivência que o docente tem ao longo de sua prática pedagógica será importante para fomentar o ensino e aprendizagem dos discentes integralizando o conteúdo em sala de aula com os serviços de saúde para a prática. OBJETIVO: Avaliar à percepção e vivência dos coordenadores, docentes e discentes sobre a integralidade do currículo presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem em uma instituição de ensino superior. MÉTODO: O estudo teve uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, à primeira ocorreu mediante a técnica de entrevista individualizada semiestruturada com os coordenadores de prática, de pesquisa e extensão e pedagógico. A segunda etapa envolveu dois grupos focais com discentes do último período de enfermagem e docentes de períodos diferentes do curso de enfermagem. As entrevistas foram realizadas por um docente de outra instituição. Análise de dados por Bardin1, de março a abril de 2019. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, CAAE 01238918.9.0000.5569 RESULTADOS: Emergiram da análise das falas as seguintes categorias: O grupo focal I dos discentes; A relação teórico-prática no estágio curricular, fatores que interferem na aprendizagem do discente durante o estágio curricular. O grupo focal II com os docentes; elementos de um currículo e suas relações dialéticas com os docentes para sua integralidade e potencialidades e fragilidades do currículo na prática pedagógica. A entrevista com os coordenadores emergiu as seguintes categorias: Gerenciamento das práticas curriculares pelos coordenadores e as necessárias adaptações no currículo e conhecimento de currículo oficial, operacional e oculto. CONCLUSÕES: Este estudo apontou que tanto os docentes, discentes e os coordenadores de curso reconhecem que a formação é voltada em moldes generalistas do profissional de saúde. Os docentes acreditam estarem de acordo com as Diretrizes curriculares Nacionais de Enfermagem, entretanto existem dificuldades de integralização e avaliação das diretrizes na prática e teoria dos discentes. Como produto final será entregue para a instituição um relatório técnico, abordando as necessidades de aprofundar de forma linear a integralidade do currículo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionalpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleIntegralidade no currículo de enfermagem: vivência de coordenadores, docentes e discentes de uma faculdade de enfermagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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