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dc.contributor.authorCARVALHO, Icaro Kleysson de Souza-
dc.date.accessioned2020-03-05T11:45:32Z-
dc.date.available2020-03-05T11:45:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/190-
dc.descriptionDissertação apresentada à Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: a visão de saúde na escola, por muito tempo demonstrou-se limitada, pois, enfatizava apenas os aspectos biológicos de saúde. No ano de 1971, a Lei número 5.692 veio introduzir formalmente no ambiente escolar a temática da saúde tendo o entendimento de que as programações de saúde não devem ser consideradas no modelo de matéria ou disciplina, mas como uma preocupação geral do processo formativo, intrínseca à própria finalidade da escola. Políticas e programas nacionais como a Política Nacional de Assistência Estudantil, o Programa Nacional de Assistência Estudantil e o Programa Saúde na Escola, assim como estratégias internacionais como Escolas Promotoras de Saúde salientam a relevância social dessa temática. Sendo assim, para acompanhar as demandas atuais da sociedade, é necessário que a escola acompanhe as questões diárias que interferem na vida dos estudantes, incluindo as questões de saúde. Objetivo: construir e validar diretrizes de educação em saúde para estudantes do Ensino Médio do IFSertão-PE. Método: estudo metodológico de elaboração e validação que contemplou três etapas: a primeira consistiu na construção de diretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médio do IFSertão-PE através das bases de dados Education Resources Information Center, Biblioteca Regional de Medicina, EBSCO, portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamente de Pessoal de Nível Superior e documentos institucionais do IFSertão-PE, sendo estes, o relatório gestor (2016 e 2017) e o relatório do primeiro fórum discente da assistência estudantil 2017. A segunda, foi a validação de conteúdo através do Índice de Validade de Conteúdo que avaliou o nível de concordância dos participantes, juízes especialistas no tema, aplicando o ponte de corte maior ou igual a 80% sobre a concordância das afirmações. E a terceira etapa, consistiu na validação semântica das diretrizes pelos profissionais de saúde da população alvo desse estudo. A validação de conteúdo e semântica foi realizada através do método Delphi com duas rodadas para a validação de conteúdo e duas rodadas para validação semântica e cada rodada teve o prazo de uma semana para a devolutiva. Aspectos éticos: esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, aprovada sob o número de CAAE 01117618.0.0000.5569, número de parecer 3.033.534 e seguiu a resolução número 466/2012 do Conselho de Nacional de Saúde. Resultado: na primeira etapa do estudo foram construídos 79 itens distribuídos em nove eixos: Eixo I – Temas Gerais, Eixo II – Nutrição, Eixo II – Sexualidade e reprodução, Eixo IV – Segurança física e do meio ambiente, Eixo V – Atividade física, Eixo VI – Saúde Bucal, Eixo VII – Psicossocial, Eixo VIII – Doenças, afecções, infecções e transtornos, Eixo IX – Prevenção e promoção. Na etapa de validação de conteúdo, 45 desses itens, distribuídos em oito eixos, foram validados pelos juízes. O Eixo Saúde Bucal não foi validado. Nesta etapa, o instrumento Diretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médio foi validado com 91% de concordância dos Juízes especialistas. Na última etapa de validação semântica, a população alvo analisou os aspectos semânticos do instrumento e validaram com 96% de consenso. Conclusões: o estudo apresentou um instrumento validado como um recurso educativo para planejamento da temática de Educação em Saúde no contexto escolar, servindo como guia para o IFSertão-PE e outros Institutos Federais de Educação. O desfecho dessa pesquisa é a produção de um artigo científico e de um guia educacional que contempla as Diretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médio.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.subjectGuia de prática clínica como assuntopt_BR
dc.titleElaboração e validação de diretrizes de educação em saúde para o ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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