Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/180
Title: Curso na modalidade a distância para desenvolvimento das congruências do tutor na aprendizagem baseada em problemas
Authors: VERDE, Renata Araújo Lima
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Aprendizagem Baseada em Problemas
Tutor
Educação a distância
Issue Date: 2019
Abstract: INTRODUÇÃO: A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia ativa centrada no estudante na qual o facilitador do processo de aprendizagem é o tutor. Esse tem papel fundamental, ativo, mas não diretivo e seu bom desempenho é um dos fatores importantes para a efetividade do método. A correspondência de caráter e qualidade que equivalem à efetividade do tutor em relação a boa performance dos estudantes dá-se o nome de Congruência. O papel dele é estabelecido em três domínios interdependentes de congruências: Congruência de Conteúdo, que trata do domínio de conhecimento sobre o tema explorado nos problemas; Congruência Cognitiva, caracterizada pela capacidade de questionar os estudantes de maneira a estimulá-los a estudar e discutir; e, por fim, Congruência Social, representada por sua capacidade de relacionamento com o grupo. A literatura aponta, dentre outras opções, o desenvolvimento destas três congruências pelo facilitador resultaria numa melhoria significativa da aprendizagem. E, embora esses domínios de congruências tenham relação com o perfil de cada indivíduo, são considerados passíveis de serem desenvolvidos por meio de treinamento. OBJETIVO: Elaborar e validar um curso na modalidade a distância com finalidade de desenvolver as congruências do tutor. MÉTODOS: Análise das necessidades de aprendizagem do público alvo quanto à temática por meio de uma revisão integrativa da literatura sobre o tema; Projeto de elaboração do plano de ensino em que foram definidos os objetivos de aprendizagem, estrutura, conteúdos e o planejamento do processo de avaliação; Desenvolvimento de conteúdo e recursos didáticos do curso, definição dos recursos midiáticos e formulação das atividades e avaliações ao longo e final do curso. Realização da validação do plano de ensino e conteúdo do curso por técnica de consenso de um grupo de especialistas e, obtendo a versão final do plano de ensino e conteúdo do curso seguindo as orientações do grupo de consenso. RESULTADOS: Curso na modalidade a distância com metodologia e recursos didáticos aplicados no formato autoinstrucional, com carga horária total de 30h. Cujo conteúdo e plano de ensino foram validados por consenso em um painel de especialistas. Artigo científico intitulado: Curso para desenvolvimento das congruências do tutor na aprendizagem baseada em problemas. CONCLUSÃO: Esperase que este curso contribua para a formação e desenvolvimento das congruências de tutores. E assim, sejam capazes de exercer efetivamente seu papel de facilitador do processo de aprendizagem dos estudantes.
Description: Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/180
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação 230120 FINAL.pdf5.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.